terça-feira, 19 de maio de 2015

SIC suspende programa 'Golfinhos com as Estrelas'.



Em comunicado oficial, a SIC anuncia a suspensão do programa "Golfinhos com as Estrelas":

"1A SIC tomou conhecimento hoje, dia 18 de maio, de um parecer enviado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine sobre o programa ‘Golfinhos com as Estrelas’, o qual é “desfavorável”. A SIC foi também informada de um projeto de parecer “negativo” emitido pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária relativamente ao mesmo programa. Face a estes pareceres, a SIC decidiu suspender de imediato a produção do programa, já em curso.

2. A SIC iniciou a produção de ‘Golfinhos com as Estrelas’ após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa. Ao longo deste processo, aliás, a SIC e a produtora Shine acederam a todas as solicitações feitas, nomeadamente no reforço das componentes científicas e pedagógicas do programa, que sempre foram e são a intenção do ‘Golfinhos com as Estrelas’.

3. A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer “desfavorável” e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico."

Ainda no mesmo documento, a SIC esclarece que "iniciou a produção de Golfinhos com as Estrelas após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa". O comunicado prossegue alengando que tanto a estação como a produtora, a Shine Iberia, "acederam a todas as solicitações feitas, nomeadamente no reforço das componentes científicas e pedagógicas do programa, que sempre foram e são a intenção do Golfinhos com as Estrelas".


Antes de ter sido conhecida a suspensão do programa, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) tinha enviado um comunicado a pedir a suspensão do programa. "O PAN acaba de intentar uma providência cautelar contra a empresa Mundo Aquático, proprietária do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa Dolphins with Stars. André Silva, porta-voz do PAN, esclarece que “a necessidade de proteger estes seres, já considerados pessoas não humanas na Índia, deveria ser uma prioridade para todos. Este programa vai contra essa premissa e mostra que ainda há muito a fazer na protecção dos direitos dos animais em Portugal”.


Sem comentários:

Enviar um comentário