segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ilhas Salomão mataram mais de 1.600 golfinhos em 2013.



Os habitantes da pequena aldeia de Fanalei, nas Ilhas Salomão, mataram mais de 1.600 golfinhos em 2013. Os animais foram caçados por causa dos seus dentes, que funcionam como moeda local e como objectos de adorno. Entre 1976 e 2013, foram abatidos mais de 15.400 golfinhos pelos habitantes desta ilha, revela um novo estudo publicado na revista científica Royal Society Open Science.

Apesar dos esforços dos ambientalistas para travar a prática, o preço local dos dentes de golfinho tem vindo a aumentar, o que faz com que haja cada vez mais pessoas daquela ilha a caçar os animais. “O grande número de golfinhos mortos e o incentivo aparente para a caça futura oferecida pelo aumento do valor comercial dos dentes desta a necessidade urgente de monitorizar a caça e avaliar a abundância e tendências das populações locais de golfinhos”, escrevem os investigadores no estudo, citado pelo Guardian.

As Ilhas Salomão, em particular a ilha de Malaita, onde fica localizada a aldeia de Fanalei, têm uma longa história de caça aos golfinhos. Habitualmente grupos de 20 a 30 canoas empurram golfinhos juvenis das águas mais profundas para a costa, ao bater nas rochas que existem no fundo oceânico e criando uma barreira sonora da qual os animais não conseguem escapar.

Em todas as ilhas do arquipélago, os dentes de golfinhos são utilizados como moeda local, como dote de casamento e como adornos. São também vendidos em troca de divisa real. A carne dos golfinhos é consumida pelas aldeias caçadoras ou vendida a outras ilhas.

A caça aos golfinhos nestas ilhas é uma pratica muita antiga, mas terá parado em meados do século 19, talvez devido a introdução do cristianismo nesta região. No entanto foi retomada em 1948 e na década de 60 já eram capturados centenas de golfinhos por ano. Atualmente os aldeões capturam também estes animais vivos para serem vendidos para parques aquáticos. 

Em 2010, o grupo de conservação com sede nos EUA Earth Island Institute chegou a um acordo com a comunidade de Fanalei para por fim ao abate em troca de dinheiro. No entanto em 2013 os aldeões retomaram a caça ao golfinho uma vez que segundo eles o grupo ambientalista rompeu o acordo.


Fonte: http://www.theguardian.com

Sem comentários:

Enviar um comentário