quarta-feira, 18 de março de 2015

Humanos fizeram desaparecer 3 milhões de baleias, durante o seculo XX.



No último século, a raça humanos foi responsável pelo desaparecimento de mais de 80 baleias em média por dia.

O século XX testemunhou a matança de quase 3 milhões de baleias, o que o torna a maior campanha de morte de qualquer tipo de animal em qualquer época da história, em termos de biomassa, aponta um novo estudo. As informações são do The Dodo.

Neste mês, Robert Rocha o diretor do Whaling Museum New Bedford, em Massachusetts, em conjunto com colegas investigadores Phillip Clapham e Yulia Ivashchenko do Serviço Nacional de Pesca Marinha em Seattle, Washington, concluíram um documento sobre a matemática da caça à baleia. O documento foi publicado na semana passada no Marine Fisheries Review (RC Rocha Jr, PJ Clapham e YV Ivashchenko março Peixe Rev. 76, 37-48;. 2014).

A investigação usou dados históricos para estimar que entre 1900 e 1999, 2,9 milhões de baleias foram mortas pela indústria de caça: mais de 2 milhões no hemisfério sul e a maior parte do resto no Pacífico Norte e no Atlântico Norte.

Para assinalar a primeira vez que os investigadores estimaram o número total de baleias mortas desde que começou a caça moderna, industrial e de larga escala de baleias, por volta de 1900, a estimativa foi classificada como “assombrosa”, disse à revista Nature o chefe da equipe, Robert Rocha.

Uma moratória global foi imposta à caça de baleias em 1986, permitindo que muitas populações do cetáceo se recompusessem. Algumas ainda estão devastadas, como os autores do estudo indicam: a população de baleias azuis do oceano austral é estimada em menos de 1% do que era antes da caça industrial.

A população de baleias francas da região oriental do Pacífico Norte foi quase totalmente dizimada. É difícil encontrar para essas espécies, mas em 2010 o serviço nacional americano de pesca marinha estimou que a população atual seja de cerca de 30 animais, contra 11 mil antes da caça.

A pesca do cetáceo tornou – se ilegal depois da moratória poucos países (Japão, Islândia e Noruega) ainda a praticam de alguma forma, em geral usando subterfúgios e enfrentado severas críticas da comunidade internacional.

Fontes The Dodo e Anda

Sem comentários:

Enviar um comentário