terça-feira, 14 de abril de 2015

Tráfico sexual de orangotangos mostra que ainda precisamos lutar muito pelos direitos dos animais



Se é um daqueles qua ao ler este título fica espantado, não se surpreenda não é o único. Certamente não foi o primeiro a achar estranha esta ideia. Mesmo que este não seja um dos assuntos que esteja na ordem do dia, não significa que ele não exista sobretudo em alguns países da Ásia, onde não é nada de invulgar encontrar fêmeas da espécie acorrentadas ou amarradas com cordas. O motivo de tamanha crueldade é o facto de elas estarem a ser usadas para a prática sexual de humanos, e sofrerem abusos severos, por vezes diariamente.

Um dos casos mais famosos ocorreu em 2012 quando a Pony, uma fêmea de orangotango, que foi resgatada pela Borneo Orangutan Survival (BOS), uma organização não governamental especializada em resgatar animais vítimas do abuso. Ela estava amarrada na cama, sem pelos, de banho tomado, com baton nos lábios e muito perfume.

Pony sofria abusos diários. Ficava sempre à disposição dos frequentadores de uma casa de prostituição no centro de Bornéu, território da Indonésia. Não havia limites para o abuso, e os clientes podiam “usá-la” como quisessem.

A veterinária da ONG BOS, Karmele Llano, afirmou que em alguns países asiáticos, especialmente em localidades pequenas, a prática de usar orangotangos fêmeas como prostitutas é bastante comum.

Para quem pensa que foi fácil resgatar Pony do bordel, está muito enganado. Mais de 30 policiais foram necessários para invadir o estabelecimento. Karmele comentou ainda que todos foram ameaçados com facas pelos proprietários.

Após o resgate, Pony foi morar em uma ilha chamada Bangamat, onde está socializada com mais 6 indivíduos da espécie que sofreram os mesmos abusos. O local é uma das três ilhas que a ONG usa para reintegrar animais vítimas zoofilia. Outros animais que também sofreram com tráfico ou maus tratos recuperam se nestes locais.

Se não bastasse a violação dos direitos do animal, essa prática ainda pode contribuir para a extinção da espécie: hoje, existem apenas 20 mil orangotangos no mundo, segundo a associação Orangutan Conservancy. A estimativa é que, se casos como este continuarem a ocorrer, a espécie poderá ser extinta ainda nos próximos 10 anos.



Fontes: http://www.olharanimal.org/zoofilia/4800-trafico-sexual-de-orangotangos-para-prostituicao-na-asia-mostra-que-ainda-precisamos-lutar-muito-pelos-direitos-dos-animais1; http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/4633-femeas-de-orangotango-estao-sendo-usadas-como-escravas-sexuais-e-prostitutas-na-asia; http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/ANIMAIS-MUNDO/Trafico-sexual-de-orangotangos-mostra-que-ainda-precisamos-lutar-muito-pelos-direitos-dos-animais.html


Sem comentários:

Enviar um comentário