quarta-feira, 15 de abril de 2015

Japão vai continuar a caçar baleias no antárctico



A International Whaling Commission (IWC) recusou, ontem, uma proposta japonesa para matar 4.000 baleias na Antártida nos próximos 12 anos. Contudo, a própria IWC não tem poder para evitar que os barcos japoneses continuem a caçar e matar baleias, ainda mais, quando o país já afirmou que vai continuar a fazê-lo.


O comissário Joji Morishita afirmou, à Reuters, que acha que “a caça à baleia continuará no final do ano. Na verdade, eles não precisam de permissão para o fazer”.

Países como o Japão podem obter permissões para caçar baleias, por razões (pseudo) científicas e por isso não estão obrigados a modificar a sua pesquisa com base nas recomendações da IWC.

Desde 1987 que o Japão explora um vazio legal, ainda que em 2010 e 2012 a Austrália e Nova Zelândia tenham denunciado estas práticas ao Tribunal Internacional de Justiça. Em Março, o tribunal concordou com os apelos australianos e neozelandeses, o que obrigou a parar muitas das operações japonesas. No entanto, o País já submeteu um novo plano de caça à baleia à IWC, para o final do ano, que vai de encontro às recomendações do tribunal.

Sem comentários:

Enviar um comentário