segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pandas são mais felizes quando estão juntos.



Há muito que a vida social dos pandas era um mistério para os investigadores. Mas este mistério foi agora desvendado, por uma equipa de investigadores que colocou coleiras equipadas com GPS em cinco pandas da Wolong Nature Reserve, no sudoeste da China, para saber como se comportavam os animais quando não tinham humanos por perto.

Os animais utilizaram as coleiras durante dois anos o que permitiu que os cientistas conhecerem a secreta vida social dos pandas. Ao contrário do que se pensava, os pandas não são animais solitários. Muitas vezes gostam de estar em grupo e viver em zonas perto de outros, o que “sugere que os animais não são tão solitários quanto se pensava que fossem”, afirma um dos co-autores do estudo citado pelo  The Dodo. Este estudo sugere também que dois pandas partilharam o mesmo habitat durantes várias semanas durante algum tempo, neste caso no outono, e os pandas acasalam na primavera, por isso provavelmente não era um comportamento de acasalamento.

Outra descoberta feita pelos investigadores é a de que os pandas têm excelentes memórias, pelo menos no que concerne ao seu alimento favorito: o bambu. Os pandas têm áreas onde se preferem alimentar, comendo todo o bambu desse local e deslocando-se posteriormente para outro. O mais interessante é que seis meses depois estes animais tendem a voltar ao mesmo lugar para comer agora os rebentos de bambu. A descoberta sugere que os animais têm a capacidade de se lembrar destes locais.

Conhecer estes hábitos sociais dos pandas é essencial para saber que áreas devem ser protegidas. O panda é considerado uma espécie criticamente ameaçada mas graças aos esforços de conservação a população destes animais aumentou 17% na última década, fixando-se actualmente em 1.864 animais.

Fontes: The dodo, GreenSavers, http://pirman.es/videos/revelada-la-secreta-vida-social-del-panda-gigante/

Sem comentários:

Enviar um comentário