quinta-feira, 2 de abril de 2015

Maus-tratos a animais: 1.415 denúncias, 30 arguidos.



A lei que criminaliza os maus-tratos a animais está em vigor há seis meses. A maior parte das queixas não origina processos-crime, até agora contam-se 30 pessoas arguidas em processos deste tipo.

Nos últimos seis meses tem-se verificado um aumento do número de denúncias e queixas de maus-tratos contra animais. A aprovação da legislação que pune estes crimes levou a uma avalanche de participações feitas à GNR mas são poucas as que dão origem a processos-crime.

Segundo os mais recentes dados do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (Sepna), citados pelo Diário de Notícias (DN), desde a entrada em vigor da lei, a 1 de outubro do ano passado, foram apresentadas 1.415 denúncias, mas apenas 30 levaram à imposição de processos-crime e outros tantos arguidos.

De acordo com João Fernandes, responsável pelo Sepna, na esmagadora maioria dos casos as fiscalizações não encontram sinais de maus-tratos nem de abandono, mas sim várias infrações que apenas dão multa. Neste espaço de tempo houve no entanto 869 contraordenações relativo a falta de vacinas ou de chip.

Os maus-tratos contra animais são puníveis com penas de prisão de seis a 24 meses, consoante a gravidade do caso.



Fontes: http://www.noticiasaominuto.com; http://observador.pt; http://www.dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário