quarta-feira, 25 de março de 2015

Possível praga de javalis na Arrábida.



Estes animais descem para as zonas habitacionais à procura de comida nos caixotes do lixo. Passou a fazer parte do cenário da serra da Arrábida ver javalis junto dos contentores do lixo ou debaixo das messas de esplanadas de qualquer restaurante: Se para uns a “aparição” destes animais em zonas turísticas e habitacionais pode ser uma atração turística para outros a multiplicação destes animais pode representar um grande perigo, quer para as pessoas, quer para a fauna e flora da região. O crescimento desta população disparou nos últimos anos agora estará fora de controlo. Os caçadores querem evitar as atividades furtivas, propondo montadas organizadas para acabar com esta “praga.”

Estes animais por vezes descem a serra para entrar na cidade de Setúbal ou na vila de Azeitão em busca de água e alimentos. Os moradores estão preocupados, receando ataques. Sem predador a dimensão do problema levou a Federação Nacional de Caça (fencaça) a pedir a pedir ao Parque Natural da Arrábida (PNA) que permita a realização de montadas na serra para abate de alguns animais. 

A resposta foi negativa, apesar da PNA reconhecer que o perigo espreita na serra e deixa um aviso as visitantes da região: “Não há outra maneira de controlar esta praga” embora considerem que é necessário controlar esta praga, porque se torna preocupante. No entanto proíbem e limitam a caça ao javali. Só um pequeno número de montadores, caçadores e cães são autorizados a caçar. Existindo várias zonas de caça no sopé da serra, mas todas elas com elevadas restrições. 

Os javalis preferem bosques com muita vegetação, onde se possam esconder e passam uma grande parte do dia foçando a terra à procura de comida. Eles adoram banhos, mas de lama. Segundo os habitantes da zona da Arrábida, os javalis podem ser vistos em pequenos grupos, de manhã ou à tarde, sobretudo no verão à beira mar a escavar mexilhão nas rochas. 

Além dos passeios à praia, onde acabam por revirar os caixotes do lixo à procura de comida, passaram a suceder-se igualmente investidas desses javalis no lado urbano da Arrábida, em Azeitão. "Vêm esfomeados e já chegaram até ao Parque da Cidade" (uma zona verde, com café e parque infantil), onde revolveram o relvado, junto aos sobreiros, para se banquetearem com as bolotas. "Isto é uma praga", considera Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, a avisar: "É preciso fazer alguma coisa antes que haja um acidente". E já houve um encontro imediato entre um javali e um carro, no troço a caminho de Setúbal, saldando-se no desfecho pouco simpático de ter um animal ferido,  chapa amolgada e uma condutora em estado de choque.

Sem comentários:

Enviar um comentário