quarta-feira, 4 de março de 2015

Papa Francisco prepara encíclica sobre ecologia. Alguma vez será vegetariano?



O papa Francisco tem dado enorme atenção à questão do meio ambiente, pedindo aos cristãos, para protegerem o planeta.
Neste pontificado, o santo padre argentino aceitou discutir diversos temas polémicos como as novas formas de família na sociedade contemporânea e agora pretende lançar uma encíclica dedicada ao tema do meio ambiente, tendo já recebido um primeiro “esboço” com contributos de colaboradores do Vaticano.
“É um problema que não é fácil, porque sobre a custódia da criação, a ecologia, também a ecologia humana, apenas podemos falar com certeza até certo ponto, depois passamos para as hipóteses científicas”, referiu aos jornalistas, no voo de regresso a Roma após uma viagem de cinco dias à Coreia do Sul.
Na sua homilia de 9 de fevereiro o papa afirmou que “Um cristão que não protege a criação, que não a deixa crescer, é um cristão que não se importa com a obra de Deus, essa obra que nasceu do amor de Deus por nós”. Na mesma homilia o sumo pontífice leu trechos do Génesis sobre a criação do mundo. Segundo ele, proteger o meio ambiente é parte da missão e da identidade da cristandade.
Sob esta administração, o Vaticano tem sido claro em sua posição sobre a importância do fator humano na degradação ambiental, inclusive em relação ao papel humano no aquecimento global. Esta posição tem incomodado conservadores e negacionistas, em especial católicos tradicionais dos Estados Unidos já em alerta com a disposição do pontífice em discutir temas mais liberais como aborto e casamento gay.
Esta encíclica é esperada para julho deste ano e a primeira visita do chefe da Igreja Católica aos Estados Unidos deverá ocorrer em setembro, possivelmente sob o impacto da reação a este texto,
Já num passado recente o papa teria afirmado que os humanos e animais não-humanos se encontrariam no céu, ambos sob salvação eterna. Isto causou furor entre amantes de animais. Já anteriormente Paulo Paulo VI (1963-1978), teria declarado que todos os animais tinham um lugar no paraíso.

 

Artigo Relacionado: Todos os animais vão para o céu, diz Papa Francisco.


Fontes ANDA e Agencia Eclésia

Sem comentários:

Enviar um comentário