terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Milhões de caranguejos começaram a sua migração de reprodução na Austrália.



Os caranguejos vermelhos da Ilha Christmas (que pertence à Austrália) começaram esta semana a sua migração anual de reprodução. Cerca de 120 milhões fazem o percurso desde a selva da ilha até ao Oceano Indico. Este fenómeno de migração que pode durar várias semanas, ocorre sempre no final de cada primavera (hemisfério sul) e obriga as autoridades a fechar a maioria das estradas da ilha.

Todos os anos, no final da primavera, é possível ver um chão super vermelho e móvel na Christmas Island (Ilha do Natal), acontece que a ilha fica coberta por uma enorme mancha vermelha provocada pelos caranguejos. São milhões de crustáceos que iniciam a sua migração anual em direcção ao mar para se reproduzirem. A migração começa com as primeiras chuvadas fortes de outubro, novembro ou dezembro. Assim, há humidade suficiente no ar para os que os crustáceos, possam fazer a sua viagem de mais ou menos cinco dias, partindo de suas “casas” nas florestas no interior da ilha em direção à costa, do Oceano Índico, chegam a andar até 9 km ao longo do caminho.

Ao chegar à areia, os caranguejos machos cavam tocas e lutam entre si pela posse de possíveis abrigos. Quando as fêmeas chegam, normalmente cinco a sete dias depois, os crustáceos começam a acasalar. As fêmeas ficam nas suas tocas à beira-mar até ao último quarto do ciclo lunar para desovar e liberar os seus ovos no mar (12 a13 dias). Os investigadores especulam que, durante esta fase da lua, há menor mudança do nível do mar e, assim, os ovos “bebês” têm hipóteses maiores de sobrevivência.

Os machos começam o árduo percurso de volta ao interior da ilha logo após acasalarem, enquanto que as fêmeas permanecem nas tocas cerca de duas semanas chocando os ovos e esperando que estes se desenvolvam. Após cerca de duas semanas os ovos estão prontos a eclodir, a mãe caminha até ao mar e faz uma espécie de dança para os libertar. Só após este momento as fêmeas fazem o percurso de volta à ilha.

Em contacto com água os ovos eclodem rapidamente libertando nuvens de jovens larvas. Muitas delas não se desenvolvem porque são comidas pelos predadores. As que sobrevivem reúnem-se em lagos próximos da costa para concluírem o processo de transformação em jovens caranguejos, com apenas 5 cm, mas capazes de respirar o ar atmosférico. Neste momento os jovens filhotes começam a sua primeira viagem até ao interior da ilha, provocando outra gigantesca migração.   


Esta migração é considerada como uma das maravilhas naturais do mundo. Milhares de pessoas, locais e turista, aproveitam todos os anos para disfrutar deste momento. Aproveite para ver o vídeo “A maratona do caranguejos vermelhos” da National Geographic Channel 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário