terça-feira, 29 de abril de 2014

Cães de gado ajudam a proteger o lobo nas serras transmontanas


Com o fiel companheiro de alarme e defesa, os pastores da região vão ter menos necessidade de afugentar lobos do seu habitat natural, salvaguardando assim uma espécie que é protegida por lei.

EDP e o Grupo Lobo vão distribuir 60 cães de gado a pastores nos próximos três anos, no âmbito do Programa de Proteção e Valorização do Lobo Ibérico e das compensações dos impactos ambientais resultantes da construção da barragem do Baixo Sabor.

A medida visa garantir a abundância de presas naturais, a redução da perturbação humana e a diminuição "do potencial de conflito" entre o lobo e os pastores, devido aos ataques a que os rebanhos estão sujeitos.

Para a concretização do projeto, foram adaptados cães de gado transmontano, animais dóceis mas considerados "exímios" guardadores de gado.

"Estes animais selecionados pertencentes a uma raça autóctone são dissuasores dos ataques de lobos, já que foram selecionados para esse efeito. Quando são inseridos no rebanho passam a reconhecê-lo como sua família, sendo o seu instinto proteger o rebanho",.

Após a entrega dos animais aos pastores, vai haver um período em que o Grupo Lobo dá apoio no acompanhamento dos mesmos, “fazendo a vacinação, acompanhando o desenvolvimento dos animais e verificando se os cães são eficazes na protecção dos rebanhos", frisa Teresa Rocha, represente da EDP.

Os pastores mostram-se contentes com a iniciativa e acreditam que os cães vão ajudar a proteger os rebanhos de ovelhas de possíveis investidas de lobos.

Alípio Janeiro, da aldeia de Fornos, concelho de Freixo de Espada à Cinta, foi contemplado com uma cadela de gado transmontano. O animal dá pelo nome de “Diana” e está em fase de aprendizagem, mas já acompanha o rebanho “para todo o lado”.

"Vamos ver o que aprende. Espero que seja boa para guardar o gado. Às coisas estranhas já dá sinal. Quanto ao resto, não têm aparecido lobos pela aldeia apesar de terem rondado as imediações",.

Além de cães para os pastores, a EDP e os seus parceiros locais vão criar pastagens para presas, definir zonas de refúgio, de exclusão de caça, pontos de água, entre outras soluções para garantir a presença do lobo nas serras transmontanas.

Cão de Gado Transmontano

A origem desta raça une-se à história de todos os mastins ibéricos e a sua evolução está ligada à rota da transumância na Península. Companheiro do pastor com funções específicas de guarda contra o ataque do lobo, desde sempre prolífero na zona. Em épocas remotas, este cão fixou-se nas regiões altas de Portugal, nomeadamente em Trás-os-Montes. Nesta região montanhosa, que se caracteriza por campos íngremes de pastos e de difícil acesso rodoviário, esta raça adaptou-se às condições da região e ao tipo de gado ovino e caprino que, tradicionalmente tem pastagem nestas áreas, evoluindo, até se fixar morfologicamente, em perfeita simbiose com as condições e o tipo de trabalho que lhe foi solicitado

Lobo-ibérico

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população atual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal. A subespécie foi descrita pelo cientista espanhol Ángel Cabrera em 1907.

Um pouco menor e esguio que as outras subespécies do lobo-cinzento, os lobos-ibéricos machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. A altura ao garrote pode chegar aos 70 cm. Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 25 a 35 kg.

A cabeça é grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma área clara, de cor branco-sujo, ao redor da boca. A pelagem é de coloração heterogênea, que vai do castanho amarelado ao acinzentado mesclado ao negro, particularmente sobre o dorso. Na parte anterior das patas dianteiras possuem uma característica faixa longitudinal negra.

Sem comentários:

Enviar um comentário