quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aquele cão preto abandonado.

"Como tenho pena dele! Está a chorar! Tem os olhos com lágrimas. Deve ter fome e não tem onde beber água."
Sabes o pior de tudo não é a fome ou a sede, não é o calor ou o frio, é o abandono! Ninguém gosta de ter sido abandonado e os animais também não!

Recordo-me de há uns bons tempos de um grupo de pessoas estar a falar não fome, não sede e nas necessidades dos sem abrigo em geral! Disse apenas:
É curioso, quando vejo ou penso nos sem abrigo nunca me lembro da fome ou da sede, penso apenas na perda de dignidade humana! Dar comida ou bebida não é de longe tão complicado como dar ou atribuir dignidade a alguém.

            Judite Gonçalves

O cão amarelo e meiguinho


Passo todos os fins de semana à porta da Maria, na minha aldeia em Lamego. Faço sempre o mesmo trajeto, muitas vezes quase a dormir outras tantas a vaguear nos meus pensamentos, mas sou sempre acordada pelo ladrar nervoso e estridente do cão amarelo. Nunca percebi se o cão amarelo faz tanto barulho para guardar a casa do dono, ou se faz chamar atenção que está preso. De facto ele está preso há muito tempo, de noite de dia, faça frio ou calor, ele está lá sempre, para despertar quem por ali passa.
Um dia pedi à Maria para o soltar 2 ou 3 minutos e reparei que o cão amarelo e doce e meiguinho……..
Nas zonas mais rurais, é mesmo muito frequente haver um cão preso á porta das vivendas, sinceramente nunca percebi muito bem porque, se é para guardar a casa “ladrão que é ladrão não se assusta com cães”, se é porque o cão é agressivo, se for por este motivo sempre se pode optar outro tipo de raça, ou fazer uma vedação ao terreno que circunda a casa e deixar o bicho em liberdade.
Lina Pereira

O peso do abando, tanto sentido por ser humanos como por animais. Todos os dias ouvimos histórias de animais sobretudo cães que ficaram a berma da estrada à espera que o Dono viesse e o levasse de volta para a casa que partilhavam e onde provavelmente passaram grandes momentos: Mas isso raramente acontece…….

Alergias, férias, o nascimento de um filho, problemas de comportamento, mau desempenho na caça e dificuldades económicas são os vários motivos que levam os donos a abandonar os animais de companhia. Nos tempos de crise, os animais de companhia são as "primeiras vítimas" das dificuldades económicas das famílias. Com a crise económica tens -se verificado um aumento do número de famílias a entregar animais de estimação nos canis. Queixas de maus tratos também sobem. Por ano, são abandonados mais de 10 mil bichos. Meio milhão não tem dono. 

Nos grandes centros urbanos é onde se regista o maior número de animais entregues nos canis municipais por incapacidade económica. Sendo o canil, uma alternativa legal ao abandono. No interior do país o problema de abandono de animais não tem tanto a ver com a crise, mas sim com o período de caça, onde se verifica um aumento de animais errantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário