terça-feira, 4 de outubro de 2016

Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?



Se tem ou já teve um cachorro, muitas vezes se deve ter questionado porque é que ele andava ou rodopiava atrás do rabo, por vezes com tanta frequência. Este comportamento parece ser bastante comum entre os animais, mas existem algumas explicações, tais como:

Chamar atenção do dono
Este comportamento é mais comum em cães jovens e, se forem estimulados com recompensas (petiscos) ou frases de alegria (“ai, que gracinha!”), os animais entendem que sua estratégia de agradar ao dono vai dando resultados.
Por outro lado se os cães que não brincam muito e que não interagem muito com seus donos acabam arranjam sempre formas de chamar atenção. No caso de se aperceber deste comportamento experimente ignorar quando ele estiver correndo atrás do rabo. Simplesmente ignore, sem olhar, falar ou tocar o cão. Repreender ou brigar também é uma forma de atenção.

Energia acumulada
Os cães que se sentem entediados acabam fazendo várias coisas como destruir móveis e perseguir o próprio rabo. Isto significa que o cão não está gastando a energia suficiente e tem necessidade de passar mais tempo a brincar ou na rua ou num parque.
Pode estar magoado
O cão pode estar com algum ferimento no rabo, ou pode ter prendido na porta, alguém pode ter pisado, ele pode estar com pulga ou carrapato nessa zona. Perseguir o rabo poderá ser uma tentativa de se coçar.

Ansiedade
Correr atrás do rabo também pode ser um sintoma de ansiedade. O comportamento normalmente começa com o cachorro perseguindo ou mordendo o rabo depois de algum ferimento ou irritação. Depois da dor já ter passado, ele continua fazendo isso pois já se habituou com o comportamento e o alívio que isso gerava durante a irritação. É difícil de tratar quando a causa é esta, o cão precisa de ganhar novos focos de interesse como por exemplo um brinquedo novo ou mais brincadeiras ao ar livre.
Por questões psicológicas alguns cães também podem não conseguir parara de morder a cauda mesmo a dormir  isto poderá ser revelador de um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no animal. É importante que o proprietário preste atenção se a atitude de correr atrás do rabo é um entretenimento ou consequência da falta de opções como companhia, brinquedos e de passeio: o cão pode se distrair com o próprio rabo. Ansiedade e falta de atenção também podem contribuir com comportamentos compulsivos em cães.


Normalmente este comportamento do cão não tem qualquer problema, mas deve-se estar atento, e verificar se é só uma forma de divertimento, caso não seja há algumas recomendações que pode adotar:
  • Nunca bata em um cão porque ele está correndo atrás do rabo. Como já foi visto, existem muitos motivos para o comportamento e, se a causa primária for o estresse, o castigo físico só servirá para potencializar a ansiedade e o medo:
  • Quando o animal exibir este comportamento, deve ser advertido, sem elevar a voz, mas de maneira firme e decidida. Em seguida, com o cessar da corrida, o cão deve ser agradado e recompensado com um petisco. Tudo isto, no entanto, não tem qualquer valia, se houver causas orgânicas determinantes da “caça ao rabo”.
  • Os cães ansiosos e medrosos podem se sentir mais confortáveis com um brinquedo que os distraia. Esta providência é acessória e não substitui os passeios, brincadeiras e até mesmo os banhos e escovações da pelagem.
  • Um cachorro precisa ser mantido ocupado. Estes animais desenvolvem muitas atividades em seu convívio com os humanos: guarda da casa, acompanhamento de idosos, parceria nas brincadeiras e até baby sitting. Quanto mais ativos eles se mantiverem, menos energia acumulada restará.

Sem comentários:

Enviar um comentário