quarta-feira, 1 de junho de 2016

Gorila Harambe era explorado desde filhote e conhecido como “o gigante gentil



Recentemente o Gorila, de nome Harambe, foi morto a tiro por funcionários de um zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, depois de uma criança de 4 anos ter escalado a cerca que o separava do animal e ter caído no interior do recinto. Testemunhas dizem que o gorila, que agarrou na criança, estava apenas a protegê-la, mas as autoridades dizem que não tiveram outra opção senão matar o animal. O rapaz foi hospitalizado com ferimentos leves. 
Esta situação está a gerar grande polémica nas redes sociais inclusive foi criada uma petição online, intitulada Justice forHarambe, que pede que os pais da criança sejam responsabilizados pela morte do gorila pois, se tivessem prestado mais atenção ao filho nada disto teria acontecido. A petição já tem mais de 48 mil assinaturas. Também o facebook tem sido utilizado para criticar esta situação, sendo criada uma página passado domingo chamada “Justiça para Harambe 

Nas redes sociais multiplicam-se as críticas aos pais e aos serviços do zoo. Utilizadores culpam os pais pela morte do "animal inocente", usando a hastag justiceforharambe.
Harambe foi transferido para o zoológico de Cincinnati em 2014 e era um dos 360 gorilas de um programa de reprodução em cativeiro do local. Antes disso, ele passou vários anos sendo explorado no zoológico Gladys Porter, no Texas. 
Os gorilas são uma espécie em vias de extinção no centro da questão, Harambe era um dos gorilas da planície ocidental, que correm sérios riscos de extinção. Hoje, existem apenas cerca de 175 mil deles na natureza.
Os activistas dos direitos dos animais têm criticado insistentemente as autoridades por não colocar barreiras adequadas no local onde ficam os animais e também têm chamado os pais da criança de quatro anos de irresponsáveis. 
Além de Harambe, havia apenas mais nove animais de sua espécie no zoológico de Cincinnati. Por sua natureza dócil, Harambe ganhou o apelido carinhoso de “gigante gentil”. O gorila pesava 400 kg e tinha 17 anos de idade, quando foi morto por funcionários do zoológico ao tentar proteger um menino de 4 anos que caiu em seu recinto. O gorila tinha feito aniversário no dia 27 de maio.
De acordo com a WWF, os gorilas da planície ocidental podem ser distinguido de outras subespécies de gorilas pelo seu tamanho um pouco menor, sua cor marrom-acizentada e regiões peitorais castanho-avermelhadas. Possuem crânios mais largos, com testas mais pronunciadas e as orelhas menores. Além da caça, a perda de habitats e doenças infecciosas também representam uma ameaça para estes animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário