quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Primeira ambulância animal já está ativa em Braga.


A qualquer hora do dia e da noite, incluindo aos fins-de-semana, há, em Braga, uma ambulância pronta a acorrer a qualquer acidente envolvendo animais no concelho de Braga ou noutros concelhos do distrito.
A iniciativa é da SOS Rescue Animal, um grupo de mais de uma dezena de voluntários que se dedica ao apoio de animais abandonados e que, desde há três semanas, tem no terreno uma ambulância equipada para socorrer animais acidentados ou, em último caso, recolher e transportar os cadáveres.

Em três semanas de operacionalidade, estes voluntários já foram chamados mais de uma dezena de vezes, prestando um serviço único, mesmo às forças de segurança.
Sempre que há um acidente de viação envolvendo, por exemplo, um cão, durante a noite - que é a situação mais comum - ou no decorrer de um fim-de-semana, não há quem recolha o animal, esteja ele ferido ou morto.
A SOS Rescue Animal colmata esta lacuna ao operar a primeira ambulância animal do país, pronta a responder 24 horas por dia. Está equipada com material de primeiros socorros e de suporte básico de vida, explica João Duarte, um dos mentores da SOS Rescue Animal que, nesta vertente, contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Braga.

Já há vários anos que João Duarte alimenta, na rua, cães e gatos abandonados que, sempre que possível, esteriliza e recolhe para adopção.

O desemprego pessoal, depois de anos ao serviço de uma empresa de transportes, e a morte do seu animal de estimação levaram João Duarte a avançar para a SOS Rescue Animal.

Neste projecto, os voluntários contam com o apoio de duas clínicas veterinárias de Braga. “Não levamos os animais para o canil, mas para o veterinário para serem tratados” explica.

Fonte: Texto original em Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário