quinta-feira, 2 de julho de 2015

Évora proíbe circos com animais.



Évora acaba de tomar uma decisão que, não sendo inédita, vai gerar polémica. A partir de agora, as companhias de circo que pretendam atuar no concelho não podem usar animais. A decisão foi aprovada em Assembleia Municipal, na sequência da apresentação de uma petição "Fim dos circos com animais em Évora”, por parte de um grupo de cidadãos, e teve uma votação renhida. A Câmara deve agora alterar as regras de licenciamento e ainda de fiscalização.


A recomendação foi aprovada, por maioria, pela Assembleia Municipal de Évora (AM), com 15 votos favoráveis (PS, BE e PSD), 14 votos contra (CDU e PSD) e quatro abstenções (CDU e PSD), informou hoje o município.

Aprovada a decisão, o Executivo Municipal já fez saber que acata a vontade da maioria dos deputados municipais e vai iniciar o processo de alteração dos licenciamentos atribuídos aos circos que pretendem instalar-se no concelho. Os detentores de circo vão também usufruir de um tempo de transição para a nova lei.

Esta lei não é inédita em Portugal. Em plena época natalícia de 2014, altura do ano em que as companhias de atividades circenses têm mais espectáculos, a Câmara do Funchal, na Madeira, decidiu proibir os circos que apresentem nos seus espectáculos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário