quarta-feira, 20 de maio de 2015

Zâmbia levanta proibição da caça aos leões e leopardos.



O governo zambiano anunciou através do Ministro do Turismo e Artes, Jean Kapata, que vai levantar a proibição à caça de leões e leopardos.

A proibição à caça destes felinos tinha sido imposta em janeiro de 2013, devido ao declínio das respectivas populações. Em consequência disso, explicou Kapata, os recursos financeiros do país para a conservação da natureza e estilo de vida das comunidades locais sofreram drasticamente. Assim com esta medida o governo da Zâmbia, argumenta que irá garantir fundos para a conservação da natureza e estilos de vida da comunidade rural.

Segundo o ministro o levantamento à proibição da caça será feito nas seguintes condições:  a caça ao leão deverá retomar apenas na época de 2016/2017 e não este ano. A caça ao leopardo pode ser retomada ainda este ano, mas com quotas muito pequenas”

Para a responsável, medidas idênticas já foram implementadas, com sucesso, em países como Moçambique, Zimbabué e Tanzânia, mas a ideia é refutada pelo Partido Verde zambiano. “O número de leões e outros grandes felinos é pequeno e continua a decrescer devido à caça e outras actividades antropogénicas”, explicou Peter Simkamba ao Lusaka Times.
No mês passado, o embaixador americano na Zâmbia, Eric Schultz, visitou o maior parque nacional do país e apelou para que a vida selvagem fosse protegida de caçadores furtivos. "A Zâmbia tem a oportunidade de beneficiar de turismo da vida selvagem para as gerações vindouras, se os esforços de conservação forem bem sucedidos", disse ele à Zambia Daily Mail. "A crise caça ilegal na África Austral é uma preocupação internacional crescente."
O vizinho Zimbábue tem sido criticado também por vender bebés elefantes e outros animais selvagens para Angola, China, França e os Emirados Árabes Unidos, mas argumenta que é preferível ao abate populações excedentes e que o dinheiro é necessário para os esforços de conservação.

Fontes: http://greensavers.sapo.pt; http://www.theguardian.com

Sem comentários:

Enviar um comentário