quarta-feira, 22 de abril de 2015

Hábitos simples a adotar no Dia Mundial da Terra para ajudarem os animais.





No dia 22 de abril comemora-se o 45º Dia da Terra. Esta data foi instituída inicialmente em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Assim, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. No nosso dia a dia também podemos praticar algumas acções para preservar o planeta, neste caso ficam algumas sugestões para proteger os animais:  

1. Cultivar plantas amigas de abelhas

As abelhas estão morrendo aos milhões, e ao mesmo tempo a causa exata ainda é um mistério, possíveis teorias incluem o uso de pesticidas, parasitismo e torres de telecomunicações, que podem comprometer a circulação das abelhas. Neste Dia da Terra, plantar algumas plantas amigas de abelhas no seu quintal, pode ajudar um pouco a sua preservação.

2. Usar transportes mais ecológicos 
Se costuma ir de carro para o trabalho ou escola, tente fazê-lo se possível de bicicleta, a pé ou de transportes públicos. Em alternativa poderá sempre dividir a boleia. Talvez poderá pensar que um carro a mais na estrada não é significativo, no entanto o tráfego automóvel é responsável por uma grande fatia das emissões de gases com efeito de estufa, e cabe a cada um de nós dar o seu contributo.

3. Facilite o acesso a água aos animais selvagens

Com o aumento da população mundial, muitos habitats naturais vão sendo destruídos, e em consequência disso o acesso à água por parte de muitos animais selvagens é cada vez mais difícil. Neste Dia da Terra, poderá ajudar animais sedentos, fornecendo um pouco de água fresca em seu quintal, colocando alguns recipientes para que pássaros, repteis e insetos possam ter acesso facilitado a esse bem tão precioso.
4, Reduza o consumo de papel 
Muito do papel que usamos diariamente como papel higiénico, guardanapos e rolo de cozinha, são feitos a partir de árvores provenientes de florestas tropicais. Se tivermos em consideração que estes habitats suportam um enorme diversidade quer de plantas e animais, sempre que efectuarmos as nossas compras deveremos ter em atenção se os produtos têm uma origem sustentável e quando for possível substitua por panos.

5. Faça uma refeição vegetariana por dia 
Muitos adeptos deste tipo de alimentação fazem-no pelo simples facto de não causar qualquer tipo de sofrimento aos amimias. Realmente este pode ser uma excelente motivação, mas é importante realçar também que a criação de animais para consumo humanos acarreta enormes gastos de água. Uma boa hipótese poderá ser a inclusão de algumas refeições vegetarianas na dieta alimentar.  

6. Aprenda mais sobre a vida selvagem 
Comemore o Dia da Terra, aprendendo qualquer coisa sobre animais selvagens no seu habitat natural, fazendo observações de golfinhos ou aves, visitando centros de reabilitação de animais selvagens, ou levando a sua família a caminhar na natureza. Se isso não for possível, poderá assistir a um documentário sobre a natureza a partir do conforto do seu sofá. Estas são formas impressionantes para apreciar e cultivar o amor pelos animais selvagens sem apoiar seu cativeiro.

7. Não consumos produtos com óleo de palma 
O óleo de palma é frequentemente usado em produtos domésticos como snacks ou shampoos, mas o consumo do óleo tem um grande impacto na natureza uma vez que é proveniente de florestas tropicais. O que significa que quanto mais óleo de palmas se consumir, mais estamos a contribuir para destruirmos o habitat de muitos animais e plantas.

8. Espalhe a palavra 
Incentive seus amigos e familiares a adotarem um estilo de vida mais amigo do ambiente. Hoje é o dia mundial da terra, aproveite este dia para fazer alguma mudança no seu estile de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário