segunda-feira, 30 de março de 2015

Os Animais mais Venenosos do Mundo.


É complicado saber qual é o animal mais venenoso do mundo. O que produz mais toxinas? O que mata o maior número de pessoas por ano? Ou o que tem a maior quantidade veneno? Procuramos  aqueles que causam danos mais violentos nas suas vítimas. Seja como for são todos extremamente perigosos. É importante olhar para as fotos com cuidado, apesar de não encontrarmos nenhum destes animais em Portugal, nunca sabemos se nas próximas férias noutra parte do mundo nos vamos cruzar com algum deles. Portanto para quem tem pavor de insetos e bichos peçonhentos, este artigo é mesmo para si. Aqui são apresentados os 10 animais que deverá mesmo evitar, ainda que os ache muito coloridos e espectacularmente bonitos.


10º Baiacu ou Puffer fish


As pessoas desconhecem que também um peixe pode ser muito venenoso. Um peixe desta espécie lembra-nos um sapo, mas um dos problemas mais graves é que o baiacu (tretaodontideos) pode lançar veneno 1200 vezes mais venoso que o cianeto (composto capaz de matar uma pessoa com apenas um grama)



9 º Sapo Poison Dart (Dendrobatidae)

É um sapo minúsculo, com apenas 5cm e engana os seus predadores com muita facilidade. Os sapos, da família dos dendrobatidae tem veneno soficiente para matar 10 pessoas adultas ou 200 ratos O veneno deles fica sobre a pele e bastam apenas 40 microgramas da sua toxina para matar. Está espécie é habitual em muitas florestas da América.



8º Cobra Real (Ophiophagus Hannah)


Esta é das cobras mais venenosas que existem e o seu alimento predileto são cobras de outras espécies, além de ovos pequenos e de outros mamíferos de porte menor. O seu comprimento pode chegar a seis metros. O seu veneno, toxina é capaz de matar um elefante com uma única picada. Esta é a única espécie de cobra com casos registados de tal façanha. A sua presa consegue penetrar 1.25cm a 1.5cm na ferida a expelir até 7ml de veneno (depende da duração da picada). Os sintomas são: visão turba, paralisia, sonolência, vertigens, afetando todo o sistema nervoso. Existem casos de morte de pessoas em 30 minutos e em 12 horas, dependendo da idade e estado de saúde da vítima.



7º Aranha Armadeira


Esta é uma das aranhas mais perigosas e possui este nome pelo facto de elas se armarem para o bote perante uma ameaça. Uma picada destas aranhas tem veneno para causar uma dor extrema no ser humano, e pode ser fatal para animais mais pequenos. São raros os casos de morte de pessoas picadas por esta aranha, mas pode agravar problemas de saúde, se a vítima os tiver. Além da dor, o local da picada sofre inchaço, vermelhidão, formigueiro e as pessoas sentem diversos sintomas, entre eles: hipertensão arterial, taquicardia, sudorese com visão turba e vómitos. Os animais como esta aranha ficam escondidos nas madeiras, bananeiras, e em casas que não são muito limpas.


6º Peixe Pedra


Este é o peixe considerado o mais venenoso do planeta e tem este nome porque se confunde facilmente com uma pedra. Os seus tentáculos libertam um veneno que causa um efeito paralisante e de seguida causa uma dor muito intensa que pode durar horas. Nem a morfina é capaz de anestesiar essa dor, que é comum causar desmaios. Este peixe vivem em pedras e corais de águas rasas do Oceano Indico e Pacifico.



 Death Stalker Scopion


O escorpião não causa apenas dor e inchaço no momento da picada. Há algumas espécies de escorpiões extremamente venenosos. A  espécie supracitada possui um poderoso coquetel de neurotoxinas, que causam diversos sintomas além das imensas dores, desmaios, paralisia e em caso de picada em crianças, idosos e doentes podem ser fatais.


4º Blue Ringer Octopus ou Polvos de Anéis Azuis


É um polvo pequeno, máximo 30cm, mas possui um dos venenos mais poderosos do mundo, no momento da picada não causa grande dor, mas com o passar do tempo, causa paragem respiratória, insuficiência cardíaca, paralisia, cegueira, e náuseas. Ainda não há um antiveneno para os compostos tóxicos na tradotoxina lançada pela picada do polvo. As mortes geralmente são causadas por asfixia de oxigénio no cérebro devido à paralisia dos músculos usados no sistema respiratório.


3º Caracol Marbled Cone


Este caracol (conus marmoreus) é pequeno e bonito, mas o veneno desta espécie pode matar 20 seres humanos. O habitat deste caracol são as águas salgadas. Todos os caracóis cones são venenosos. Mas esta espécie sobressai, é facilmente reconhecida pela concha de cor preta com pontos brancos.



2º Cobra Feroz ou Taipan


As cobras por si só já assustam, quase todas as espécies possuem veneno. Porém a cobra feroz (Inland Taipan) é a cobra mais venenosa do mundo e o seu veneno pode matar um ser humano em meio minuto. A sua toxina é capaz de matar mais de 100 pessoas ou 250 000 ratos. É capaz de coagular o sangue, destruir as células sanguíneas, prejudicando o sistema nervoso, atacando, inclusive, os músculos.


1º Água Viva Mortal (Box jellyfish)


Este é um tipo de animal pequeno, quadrado, com tentáculos que chegam até 3 metros e que podem atacar um inimigo de forma letal. O seu veneno pode chegar a matar 20 pessoas. Este animal vive no nordeste e no norte da Austrália. O seu ataque lembra um choque extremamente poderoso, com dor intensa que, em casos graves leva a paragem cardíaca. Isto acontecer por causa das águas vivas serem quase transparentes.  

 
 Fontes: https://www.thedodo.com; http://www.macacovelho.com.br; http://top10mais.org; http://www.megacurioso.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário