segunda-feira, 23 de março de 2015

Animais selvagens e humanos travam guerra por espaço no Quénia.


Dispor com grandes parques naturais, prontos e repletos de animais para safaris turísticos, poderá ter um preço elevado sobretudo para humanos. Nos últimos anos têm aumentado as mortes de cidadãos por ataques de animais selvagens, segundo o Serviço de Conservação da Fauna queniano (KWS).

As vacas, corcundas e famintas, pastam tranquilamente na savana africana, e o pastor olha de longe, mais inquieto. A cerca de poucos quilómetros existem um parque nacional de Tsavo, e os elefantes, leões e leopardos o habitam não conhecem limites nem fronteiras para o território que eventualmente se destina aos humanos.

Além deste parque, as outras zonas problemáticas estão em Lamu, Amboseli, Laikipia, Narok e o Masai Mara, embora, segundo disse à agência de notícias Efe o diretor do KWS, William Kiprono, no último ano surgiram novas áreas como Makueni e Kajiado.

A rápida evolução do estilo de vida das comunidades locais, o crescimento demográfico, o aumento de infraestruturas e dos terrenos agrícolas e o pastoreio extensivo multiplicaram os conflitos entre humanos e animais.

"Os elefantes estão a perder o seu habitat pelo aumento da população humana e das atividades sem controle, especialmente os cultivos e as queimas de carvão", disse Kiprono.

Os casos de conflitos entre humanos e fauna são comuns e diários: danos na infraestrutura de água, com perfurações de tanques e encanamentos e a destruição de cercas e terrenos agrícolas, além de vítimas mortais.

Segundo a representante no Quênia do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), Jacqueline Nyagah, há danos nas colheitas, quando manadas de animais selvagens invadem o milharal maduro pronto para ser recolhido e o destroem em uma só noite. Isso sem contar com os casos de locais e turistas mortos por ataques de elefantes, leões, búfalos, guepardos e crocodilos.

Neste ano, pelo menos três pessoas já morreram pelos ataques de um elefante, e um trabalhador do projeto de ferrovia entre Mombaça a Campala, perto de Tsavo, foi atacado por um leopardo e seus filhotes, embora tenha conseguido sobreviver. No total, mais de 200 pessoas morreram nos últimos cinco anos só por ataques de elefantes, segundo dados do Fundo Mundial para a Fauna Selvagem (WWF em inglês).

Os grandes herbívoros como elefantes, búfalos e hipopótamos, e carnívoros como leões, leopardos, guepardos, hienas e crocodilos são considerados como os principais responsáveis destes incidentes, segundo registrou esta mesma organização.

O IFAW, em colaboração com o KWS, controla desde 2012 os movimentos dos elefantes no Parque Nacional de Amboseli, causadores de vários danos nas infraestruturas, especialmente durante as estações secas (de janeiro a março e de julho a outubro).

"O acompanhamento dos elefantes através de colares com conexão a satélite permite-nos colocá-los num mapa, o que ajuda no desdobramento de pessoal de segurança e na mitigação" dos incidentes, explicou Nyagah.

Por sua vez, o KWS informou em fevereiro sobre a criação dos "Elephant Watchers" e o recrutamento de "observadores comunitários", que patrulharão a área, durante os meses de estação seca, quando os elefantes e outros animais procuram novas fontes de água, farão a monotorização dos movimentos dos animais.

A 200 quilômetros, no Parque Nacional de Nairóbi, são leões os que usam os colares para os monotorizar, e onde os moradores dizem viver sob o temor que os animais ultrapassem as cercas da reserva e ataquem seu gado.

No entanto, quando os humanos defendem seus sistemas de água, seu gado ou seus fazendas, são os animais os que costumam acabar perdendo.

Segundo o WWF, as autoridades quenianas encarregadas da fauna selvagem,  disparam a morte de elefantes para entre 50 e 120 a cada ano.

O KWS assinala que o aumento progressivo deste conflito é "um desafio" para 2015, e que devem abordá-lo "promovendo uma interação positiva" entre ambos.

Entre as soluções que são ventiladas está a de escavar novas ribeiras de água para a estação seca, assim como o estabelecimento de novos e mais amplos corredores de fauna selvagem.

Fontes: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao; http://boainformacao.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário