terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Zara proíbe venda de lã Angorá.


O maior distribuidor de moda do mundo, a Inditex, anunciou esta semana a proibição da venda de lã angorá nas suas 6.200 lojas em todo o mundo. A multinacional espanhola, dona de marcas como Zara e Massimo Dutti, fez o anúncio no domingo, em resposta aos protestos de defensores dos animais. 

O ano passado, a empresa suspendeu a comercialização deste material após denúncias feitas pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) sobre a utilização de coelhos angorá nas fábricas chinesas.

Agora, a Inditex acabou definitivamente com o uso desta matéria-prima nas suas roupas. Raul Estradera, chefe de comunicação da empresa anunciou ao El Pais que “A PETA alertou-nos que tinha descoberto maus-tratos a coelhos angorá em algumas fábricas na China. Como medida de precaução decidimos bloquear novas encomendas e inspecionar as condições dos nossos fornecedores. Não encontrámos nada irregular, mas decidimos, como medida de precaução e prevenção, renunciar à lã angorá”.

Em seguimento do acordo feito entre Inditex e a PETA, o grupo vai doar os produtos feitos com este material e que ainda tem em stock à ONG Life for Reliefand Development, que entregará as 23 mil peças de roupa a refugiados sírios no sul do Líbano.

Esta decisão da Inditex tem como pano de fundo um relatório da consultora australiana Vative, que revelou que 90% da pele de angorá do mundo é produzida na China, país que quase não tem regulação no sector. Uma investigação de 2013 da PETA, por outro lado, denunciou que a pele era arrancada dos animais quando estes ainda estavam vivos. Depois, os animais eram recolocados em pequenas jaulas, para que a sua pele voltasse a crescer.


Fontes: The Dodo, GreenSavers, PortugalNews
 

Sem comentários:

Enviar um comentário