terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Linces Jacarandá e Kathmandu já vivem livres na natureza



Os primeiros dois linces ibéricos criados em cativeiro e introduzidos em Portugal começaram a viver livres na natureza. A Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC) fala em "momento histórico".

Os dois linces foram libertados de forma condicionada no Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no passado dia 17 de Dezembro de 2014, onde viveram até à passada segunda-feira em liberdade controlada, e acompanhados por técnicos.

As portas do cercado "foram hoje abertas" e os dois linces ibéricos "já andam livres na natureza" e "podem agora percorrer livremente o território, dispersando do local de aclimatação", situado numa propriedade privada e zona de caça turística, refere a ANPC num comunicado enviado à agência Lusa. Segundo a ANPC, trata-se dos "primeiros dois de vários" linces ibéricos que "serão introduzidos em Portugal no decorrer dos próximos meses", depois de já terem sido libertados em Espanha "várias dezenas" de exemplares da espécie criados em cativeiro.

"Existe ainda esperança de que a fêmea possa ter engravidado durante o período de aclimatação, que coincidiu com o início da época de reprodução, e que a primeira ninhada de linces nascidos em Portugal na natureza, depois de várias décadas sem qualquer registo confirmado, possa estar para breve", refere a nota.


Fonte: http://www.lusa.pt; http://rr.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário