quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Obama quer proteger vida selvagem no Ártico de explorações petroleiras



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor ampliar a área protegida do refúgio ártico do Alasca para 12,28 milhões de acres (4,97 milhões de hectares), incluindo a planície costeira do estado onde se perfuram petróleo e gás, disse o Departamento de Interior neste domingo 25 de janeiro. A região é de vital importância para ursos polares e outros animais.

O plano, anunciado no domingo passado, prevê acrescentar o tamanho do Arctic National Wildlife Refuge, o maior parque natural dos Estados Unidos. Segundo o Washington Post, esta intenção é apenas o início de um mega plano de protecção ambiental: Obama quer fazer anunciar novas áreas de reserva natural noutros estados do País na próxima semana, alguns deles irão retirar o Oceano Pacífico da lista de locais disponíveis para as petrolíferas trabalharem.

Neste vídeo divulgado pela Casa Branca, Obama diz que a biodiversidade da região é fundamental, por isso necessita de protecção adicional. "National Wildlife Refuge, no Alasca é um lugar incrível, como novo, sem ser perturbado. Ele suporta caribus e ursos polares, todos os tipos de vida marinha, inúmeras espécies de aves e peixes", diz o presidente Obama. "Mas é muito frágil."



A área em questão, uma estreita franja situada entre a Cordilheira Brooks e o Oceano Ártico, é um lugar de vital importância para ursos polares e outros animais. O serviço geológico dos EUA calcula que a planície costeira possui cerca de 10,3 bilhões de barris de petróleo.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário