quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Leopardo-de-Amur duplica a sua população em 7 anos.



Um facto incrível de recuperação, as populações de leopardo-de-Amur mais do que duplicaram em apenas sete anos. Novos dados de um censo revela estes gatos raros são agora 57 no “Russia’s Land of the Leopard National Park (contra apenas 30 gatos em 2007).  Nas áreas adjacentes da China foram contados 8-12 animais.


Esta subespécie de leopardo nativa para a China e Rússia está criticamente ameaçadas de extinção. A população do leopardo-de-Amur foi monitorizada por câmaras colocadas em mais de 900.000 hectares do seu habitat. Cientistas recolheram cerca de 10.000 fotografias para identificar o padrão característico de manchas na pele dos leopardos.


O Leopardo-de-Amur destaca-se dos outros pelas suas manchas na pele, esta característica também é a sua ruína, Investigações sigilosas encontraram peles de leopardo-de-Amur à venda ilegalmente em mercados locais próximos do habitat deste gato. Um relatório do “Amur Leopard” e “Tiger Alliance” constatou que entre 2002 e 2003, sete peles de leopardo foram confiscados, seis na Rússia e uma na China, este número é muito significativo devido à reduzida população. As peles estavam à venda por 500 a 1000 dólares americanos. 


Segundo um comunicado da World Wildlife Fund, "Esta forte recuperação do número de leopardos-de-Amur é a maior prova de que mesmo os felinos de grande porte que estão mais ameaçados, podem recuperar se protegermos o seu habitat. Ainda há muito trabalho a ser feito, a fim de garantir um futuro seguro para o leopardo-de-Amur, mas esses números demonstram que as coisas estão no caminho certo”



De referir que a Rússia criou este parque, no extremo oriental do seu território, em abril de 2012, com o objectivo de proteger este gato raro. O parque tem uma área de 1.011 quilómetros quadrados.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário