quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ativistas usam Twitter para evitar que mais de 10.000 cães sejam comidos este ano.



Anualmente, a China é palco, entre muitos outros, do Yulin Lynchee Dog Meat Festival, um evento dedicado ao consumo de carne de cão. Decorre sempre no mês de junho e é responsável pela morte de cerca de 10.000 cães.
O festival acontece para comemorar o Solstício de Verão e nos últimos anos têm sido fortemente criticado pelos ativistas, que têm tentado sensibilizar o mundo para o evento através das redes sociais, partilhando fotografias e criando petições online. No último ano, o evento realizou-se novamente e novamente os ativistas contestaram fortemente o certame.
Este ano, embora ainda faltem quatro meses, o festival está já a ser criticado, principalmente no Twitter, onde os ativistas estão a divulgar fotografias das edições passadas com a hastag #StopYulinFest. O objetivo é que os protestos online consigam cancelar o evento deste ano. Em 2014, foram feitos esforços semelhantes que, ainda assim, não conseguiram travar a realização do festival, mas provocaram um aumento considerável do preço da carne de cão, o que travou um pouco as vendas.
Os habitantes de Yulin e os frequentadores do festival argumentam que comer carne de cão é uma tradição, mas os ativistas e budistas que protestam o festival indicam que comer cão é um ato cruel e bárbaro.
Por altura do festival, cães, cachorrinhos e até gatos se amontoam em pequenas jaulas apinhadas nas ruas da cidade. Muitos deles têm coleiras, o que significa que foram eventualmente sequestrados aos respectivos tutores.


Fonte: The Dodo, GreenSavers, Anda
 

Sem comentários:

Enviar um comentário