quarta-feira, 30 de abril de 2014

Japão cancela programa de caça à baleia no Antártico

Como resultado direto da decisão histórica do tribunal internacional de Haia, do passado dia 31 de Março, o Governo do Japão cancelou oficialmente planos para caçar baleias no Oceano Austral no próximo ano. Este será o primeiro ano desde 1904, quando a caça a baleia na região começou, que não será caçado baleias nas águas da Antártida.

O primeiro-ministro japonês manifestou deceção pelo veredicto do tribunal da ONU que proíbe aos pesqueiros do seu país a captura de baleias na Antártida, mas anunciou a intenção de fazer respeitar a proibição. Com este anúncio, Shinzo Abe corrige a reação inicial do seu ministro das Pescas, que ainda ontem insinuava a intenção de contornar o veredicto.

O ministro das Pescas Yoshimasa Hayashi tinha declarado no passado dia 2 de abril: "Vamos estudar a sentença e encontrar modos de prosseguir com a pesca da baleia". As organizações ambientalistas que têm feito campanha pela proteção da espécie das baleias viram nas declarações do ministro a intenção de reformular o programa de pescas de acordo com as condições exigidas pelo tribunal, de modo a torná-lo aceitável.

Atualmente, Japão e Noruega são os maiores promotores da caça às baleias, enquanto a Coréia do Sul, Rússia e China pressionem a Comissão Baleeira Internacional pela revogação imediata dá moratória mundial, em vigor desde 1986, que proíbe a caça á baleia Nenhum país do Hemisfério Sul promove a caça às baleias.

Sem comentários:

Enviar um comentário