terça-feira, 29 de abril de 2014

India declara e Golfinho como pessoa não humana


O Ministro do Ambiente e Florestas da India proibiu a utilização de Golfinhos em qualquer tipo de espetáculo público no país, bem como que estes fossem mantidos em cativeiro.

Num comunicado o Governo da Índia aconselhou todos os governos estaduais no país a rejeitar qualquer proposta de criação de um aquário de golfinhos "por qualquer pessoa ou pessoas, organizações, agências governamentais, empresas privadas ou públicas, que envolve a importação ou captura de espécies de cetáceos para a utilização em entretenimento comercial, exibição pública ou privada e outros fins. 

Esta proibição vem na sequência de investigações que têm considerado que os cetáceos em geral possuem um alto nível de inteligentes e sensíbilidade. Os cientistas que têm estudado o comportamento do Golfinho em particular, comprovaram sua elevada e incomum inteligência, o que significa que os golfinhos devem ser vistos como “pessoas não humanas” e, como tais, devem ter seus próprios direitos sendo assim tornam-.se moralmente inaceitável mantê-los em cativeiro para fins de entretenimento”, declarou o Ministério do Ambiente e das Florestas da Indica.

Em todo o mundo, menos de uma dezena de países adotaram esta proibição no seu território. Neste momento, pelo menos a Suíça, a Noruega, o Luxemburgo, a Eslovénia e o Chipre aderiram a esta proibição.

Segundo a Oceanic Preservation Society (EUA), em mar aberto, um golfinho vive em média 50 anos. Em cativeiro, esses mamíferos dispõem de uma área, para nadar, muito inferior à que poderiam usufruir em seu ambiente natural, o que reduz consideravelmente o seu tempo de vida. Muitos destes golfinhos desenvolvem depressão e comportamento autodestrutivos.


Inteligência dos Golfinhos 
O principal componente é a habilidade que se tem de comunicar. Um humano pode ser extremamente inteligente mas se passar a maior parte do tempo a tentar sobreviver, não restará tempo para o pensamento. Tempo livre é então um grande fator, e os golfinhos têm-no em abundância.

Os golfinhos não dormem como nós, eles são capazes de "desligar" uma parte do cérebro por minutos numa determinada altura ao longo do dia. Muito raramente "desligam" o cérebro completamente. Isto é necessário porque os golfinhos necessitam de respirar ar pelo menos uma vez em cada 8 minutos. As únicas coisas que um golfinho faz é comer grandes quantidades de peixe e brincar. 

"Muitos dos cérebros dos golfinhos são maiores que o nosso e o segundo em massa -após o cérebro humano- ao ser correlacionados com o tamanho do corpo", disse Lori Marinho, uma zoóloga da Universidade de Emory em Atlanta, Georgia, que utilizou imagens por ressonância magnética para traçar o cérebro das espécies de golfinhos e compará-los com o dos primatas. "A neuroanatomia sugere uma continuidade psicológica entre os seres humanos e os golfinhos, o qual tem profundos envolvimentos na ética das interações dos humanos com os golfinhos", acrescentou.

Os golfinhos são reconhecidos por muito tempo como um dos animais mais inteligentes, mas muitos investigadores colocavam-no abaixo dos chimpanzés. Recentemente, uma série de estudos sobre o comportamento sugeriu que os golfinhos, especialmente os golfinhos "nariz de garrafa" (Tursiops truncatus), poderiam ser mais brilhantes que os chimpanzés. Os estudos mostram como os golfinhos têm personalidades diferentes, um forte senso de si mesmos e podem pensar no futuro.


A Comunicação dos Golfinhos

O Golfinho é capaz de gerar som sob a forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca. A frequência dos clicks é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie. A nuca toma a função de lente que foca o som num feixe que é projetado para a frente do mamífero. Quando o som atinge um objeto, alguma da energia da forma de onda e refletida para o golfinho. Aparentemente é o maxilar inferior que recebe o eco, e o tecido gorduroso que lhe precede, que o transmite ao ouvido médio e posteriormente ao cérebro.

Recentemente foi sugerido que os dentes e os nervos dentários transmitiam informações adicionais ao cérebro dos golfinhos. Assim que um eco é recebido, o golfinho gera outro click. O lapso temporal entre os clicks permite ao golfinho identificar a distância que o separa do objeto. Pela continuidade deste processo, o golfinho consegue seguir objetos.

O Golfinho é capaz de o fazer num ambiente com ruido, é capaz de assobiar e ecoar ao mesmo tempo e pode ecoar diferentes objetos simultaneamente - fatores que fazem inveja a qualquer sonar humano.

O tipo de som que os golfinhos emitem não tem um nome específico. Não há dúvida, porém, que, de seu modo peculiar, os golfinhos " falam " abundantemente

A comunicação entre espécies é também necessária. Os golfinhos usam uma linguagem por assobios que é 10 vezes mais rápida que a nossa fala e 10 vezes mais alta em frequência.

Por todas estas características o golfinho foi declarado a segunda criatura mais inteligente do planeta após os seres humanos, e os cientistas sugerem que estes seres são tão brilhantes que devem ser tratados como "pessoas não humanas". 

Sem comentários:

Enviar um comentário