segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Noruega autoriza o abate de 47 lobos mesmo estando em “Risco Critico de Extinção”



Noruega abateu hoje 47 lobos, pertencentes a uma espécie que está em risco de extinção, decisão que levantou muitos protestos por parte dos defensores dos animais.  

"Não assistimos a esta situação desde há cerca de 100 anos, quando a política de então consistia em exterminar todos os grandes carnívoros", referiu Nina Jensen, secretária-geral do Fundo mundial para a natureza (WWF) na Noruega, denunciando um "abate massivo". 

Abater 70% da população de lobos não é digno de uma nação verde", acrescentou em comunicado. 

Esta acção vem na sequência de protestos por parte de vários criadores de gado e ovelhas, depois de verem os seus animais atacados pelos lobos Recorde –se que no passado Inverno, cerca de 68 lobos foram referenciados em terras norueguesas e outros 25 em regiões perto da fronteira com a Suécia, segundo dados locais da instituição Rovdata.

"Consideramos justificado e inteligente o motivo [do abate], em particular o potencial que estes bandos de lobos representam para a criação de gado", considerou Erling Aas-Eng, responsável regional de uma organização camponesa, em declarações à rádio NRK.

Em junho, o parlamento norueguês decidiu limitar a entre quatro e seis o número de crias que nascem anualmente, três para a população nacional e as restantes para as alcateias que atravessam a fronteira com a Suécia.

Na lista norueguesa de animais em perigo o lobo está considerado "em perigo crítico de extinção".

Sem comentários:

Enviar um comentário