sexta-feira, 1 de julho de 2016

Famosos vegetarianos e vegans que promovem a defesa dos direitos animais

Cada vez mais pessoas no mundo estão a adotar uma dieta vegan ou vegetariana, alguns porque está na moda, outros para proteger os animais, ou questões ambientais, ainda algumas por questões de saúde. Cada vez mais aparecem livros ou sites na net exclusivos só para vegetarianos. O mesmo se passa com os restaurantes, mesmo os tradicionais, que já tem pelo menos uma opção vegetariana ou vegan. 

O facto é o número de pessoas que adotou este tipo alimentação está a crescer, e no mundo dos famosos isso não é excepção, inclusive alguns têm-se envolvido em campanhas a favor dos direitos dos animais e do respeito pelo meio ambiente. Recentemente algumas celebridades, como Beyoncé e Jay-Z, resolveram aderir à alimentação vegana, outras já começaram há mais tempo ou de forma mais consistente. 

Cantores/cantoras como Michael Jackson, Paul McCartney, todos da banda Beastie Boys, Victoria Beckham (ex Spice Girls), Bob Dylan, Kurt Cobain, Ricky Martin, Moby, Prince, Pink, Eddie Vedder, Anthony Kieds, Alanis Morissette, Avril Lavigne, Bob Marley, Bryan Adams, Fiona Apple, George Harrison, Gwyneth Paltrow, John Lennon, Johnny Cash, Morrissey, Ringo Starr e muitos outros adotaram uma forma de vida sem carne ou peixe na alimentação habitual. Coneça mais alguns famosos que adotaram esta forma de vida.
Ellen Page
Também Page é uma vegana de longa data que já falou sobre suas razões para adotar esse estilo de vida: a principal delas é que ela acredita na justiça social. “As pessoas gozam dos veganos sendo que a criação de animais é desumana e o mundo apenas os vê como mercadorias que devem ser exploradas pelo lucro”, afirma.
Jessica Chastain
A atriz é vegetariana há mais de 15 anos e vegana há oito. “Sou vegana, não quero torturar nenhum ser. Acredito que se trata de tentar ter uma vida na qual eu não estou contribuindo para a crueldade no mundo”.

James Cromwell

Cromwell começou a ser vegetariano depois de gravar o filme “Babe”. Atualmente, ele é vegano. “O que é magnífico em relação aos seres humanos é como eles decidem se posicionar. Se eles decidem adotar um posicionamento de não violência, eles são realmente magníficos”.
Ellen DeGener

A decisão de DeGeneres em se tornar vegana foi impulsionada pelo documentário “Terráqueos”. A apresentadora tem sido uma defensora dos animais e usa seu programa de televisão para sensibilizar os espectadores.

Joaquin Phoenix

Não só Phoenix tem sido vegano desde que tinha três anos, mas ele também é responsável pela transição de Degeneres e de muitos outros até o veganismo, pois ele narrou o emblemático documentário “Terráqueos”. “A tortura sistemática de seres sencientes, seja qual for o pretexto ou forma usados, nos mostra o pior nível de degradação a que a humanidade pode chegar”.
Mayim Bialik
>
A atriz que interpreta a personagem Amy na série The Big Bang Theory ainda tem o seu próprio livro de receitas vegans.

Morissey

Famoso pela música “Carne é assassinato,” surpreendentemente, Morrissey só tornou-se totalmente vegano em 2015, depois de ser um vegetariano declarado há mais de 30 anos.

James Cameron

O diretor do filme Titanic e ambientalista fala: “Não é necessário comer animais, as pessoas apenas escolhem fazer isso. Então, trata-se de uma escolha moral e uma que também tem um grande impacto no nosso planeta, que esgota seus recursos e destrói a biosfera”. 

Evanna Lynch

A atriz de “Harry Potter” não apenas interpreta uma personagem adorável, como é também é uma vegan apaixonada. Num discurso em março, Lynch disse que “matar e comer animais é uma traição à nossa própria humanidade. Matar um inocente vai contra nossa natureza.”

Muitos outros famosos da história adotaram esta dieta, sem sequer olhar às modas. Cientistas como Albert Einstein e Charles Darwin também foram vegetarianos. Têm-se notícia de que os filósofos da Grécia antiga como Aristóteles, Pitágoras, Diógenes, Epicuro e Platão também foram vegetarianos. O pacifista indiano Gandhi também era vegetariano. Os pintores Leonardo DaVinci e Van Gogh também adotaram o vegetarianismo como modo de vida.

Talvez muitos nomes tenham ficado para trás, no entanto o vegetarianismo/ veganismo são práticas que estiveram presente nas culturas mais antigas e que perduram até a nossa, com bastante força e visibilidade crescente. Não é algo inventado na contemporaneidade visto que é praticado desde o início da civilização ocidental, e muito antes na civilização oriental.

Sem comentários:

Enviar um comentário