sexta-feira, 27 de maio de 2016

Cervejaria produz embalagem comestível para proteger animais marinhos

A Saltwater Brewary, uma empresa americana produtora de cerveja, criou um plástico biodegradável, para guardar packs de 6 cervejas, o famoso six pack. Este plástico para além de biodegradável ainda pode ser usado em compostagem e é também ingerível. 

Esta invenção « assume um caracter de grande importância se tivermos em consideração que no ano passado, os americanos beberam cerca de 24 bilhões de litros. Metade em latas. E a maior parte das embalagens de plástico dos packs acabam no oceano, o que significa uma grave ameaça para os animais marinhos. Com massificação da utilização desta embalagem a empresa cervejeira pretende contribuir para a redução da quantidade de plásticos nos oceanos mas também reduzir os perigos inerentes a sua ingestão, por parte de animais marinhos. Estas embalagens podem servi-lhe de alimento caso o seu destino seja os oceanos. 

Ao apresentar a novidade, a cervejaria de Delray Beach (Flórida/EUA) resumiu o propósito: 

"A maior parte das embalagens plásticas para segurar as seis cervejas nos packs acabam nos nossos mares e impõem uma séria ameaça para a vida selvagem. Em conjunto com a WeBelievers nós idealizamos, desenhamos, testamos e produzimos o protótipo da primeira embalagem de pack comestível. Feita com bioprodutos do processo de produção da cerveja, ela, em vez de matar animals, alimenta-os. Além disso, essas embalagens comestíveis são 100% biodegradáveis e compostáveis."   

Alguns números revelados pela empresa no video de apresentação do projecto rebelam que em todo o mundo estima-se que 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas marinhas ficam presos em plástico ou o ingerem e morrem. “Decidimos fazer algo para proteger a vida marinha e também nos conectarmos com o nosso público alvo: pescadores e pessoas que amam o mar.” 

O material comestível é feito com a cevada e o trigo vindos do próprio processo de fermentação da cerveja. Devido a este processo de fabrico a cerveja é um pouco mais cara, mas a Saltwater espera que os consumidores adiram a este projecto mesmo que paguem um pouco mais pelo produto e desta forma encoraje outras empresas do sector adaptem esta ideia para os seus próprios produtos.



Sem comentários:

Enviar um comentário