quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tigres declarados extintos no Camboja



Os tigres são "funcionalmente extinta" no Camboja, os conservacionistas admitiram isso ontem pela primeira vez, ao mesmo tempo que foi lançado um plano para reintroduzir os grandes felinos nas florestas do reino. 

As florestas secas do Cambodja foram, durante séculos, casa privilegiada dos tigres-da-Indochina, mas a WWF explicou ontem 6 de abril, que a caça ilegal dos animais e também das suas presas acabou por devastar o número de tigres do local. Segundo o Guardian, que citou a WWF o último tigre foi visto na armadilha da câmara na província Mondulkiri Leste em 2007. "Hoje, não há mais nenhum populações reprodutoras de tigres deixados no Camboja, e eles são, portanto, consideradas funcionalmente extinta", disse o grupo ambientalista num comunicado.

Num esforço para inverter este cenário, o governo cambojano aprovou no mês passado um plano para reintroduzir os felinos na floresta protegida de Mondulkiri, numa tentativa de revitalizar a sua população. Segundo as autoridades, os tigres serão colocados no seu habitat original e protegidos contra os caçadores ilegais. 

“Queremos dois tigres machos e cinco a seis fêmeas, de início”, explicou Keo Omaliss, director do departamento de vida selvagem e biodiversidade da Forestry Administration. “É uma tarefa gigante”. O projecto vai custar €17 milhões a €43 milhões.

Segundo a IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza – existem apenas 2.154 tigres na Ásia. De 12 a 14 de Abril, treze países da região – Bangladesh, Butão, China, Cambodja, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Nepal, Rússia, Tailândia e Vietname – vão reunir-se em Deli, Índia, para discutir o tema.

Fonte: GreenSavers

Sem comentários:

Enviar um comentário