quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Por que não vemos os filhotes de pombos?



Os pombos são presença mais que habitual nas nossas cidades, eles passeiam-se por praças, ruas e edifícios, contribuindo em muitos casos para a sua degradação. No entanto há algo de muito estranho acontece, habitualmente só vemos velhos e a mancar, geralmente maduros e sábios, e alguns jovens. No entanto, nunca se vêm pombos bebés. 

Os pombos-domésticos, os que vemos em nossas cidades, são descendentes dos pombos-das-rochas, mas continuam a ser essencialmente o mesmo pássaro. Os seus hábitos podem ser um pouco mais cosmopolitas, mas quando se trata de reprodução, eles continuam a ter os mesmos comportamentos  dos pombos selvagens, ou seja são muito reservados quando se trata de guardar os seus ninhos.

Os pombos urbanos costumam ser muito discretos quando se reproduzem e, geralmente, mantém os ninhos longe do contato humano direto, por segurança. Na ausência de penhascos, falésias e cavernas nas nossas cidades, os pombos geralmente procuram por torres de igrejas, prédios abandonados e pontes para construir os ninhos, de modo que é muito difícil encontrar ao acaso um deles e ver seus filhotes. 
Para além disso os filhotes costumam ficar bastante tempo no ninho, o período de aninhamento pode durar até 40 dias. Durante este tempo, os pequenos são alimentados pelos pais. Por isso, quando os pombos “saem de casa”, já estão crescidos e fisicamente parecidos com as aves adultas.

No entanto se prestar bastante atenção, é possível distinguir um pombo jovem de um mais velho. O primeiro provavelmente ainda não terá tiras verdes e roxas ao redor do pescoço

Sem comentários:

Enviar um comentário