sexta-feira, 16 de outubro de 2015

«Não deixe os lobos sem abrigo!»: Campanha de angariação de fundos foi um sucesso.



O Gupo Lobo (GL) alcançou o seu objectivo de angariação de fundos para a aquisição dos terrenos onde está instalado o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI). 
A campanha “Não deixe os lobos sem abrigo!” a decorrer desde 2012 como uma ação de crowdfunding (financiamento coletivo) internacional na plataforma Indiegogo ao abrigo da iniciativa Naturfunding.
Em comunicado publicado no seu site o Grupo Lobo agradece a ajuda de todos, podendo ler-se:

“Graças ao apoio de todos vós é com enorme satisfação que podemos informar que a Campanha “Não Deixe os Lobos sem Abrigo” atingiu o seu objectivo: a angariação do montante necessário para a aquisição dos terrenos onde desenvolvemos o projecto Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI). No presente, estamos a efectuar as diligências necessárias para procedermos ao pagamento do valor ainda em dívida e a transferência da posse do terreno para o Grupo Lobo. Estamos muito satisfeitos por terem acreditado neste desiderato, que reflecte o interesse comum na conservação do último grande predador da nossa fauna. Tudo será feito para continuarmos a merecer a confiança de todos vós, bem como para mantermos os padrões de bem-estar dos lobos residentes no CRLI e a qualidade dos serviços prestados aos visitantes e voluntários que recebemos no nosso espaço.
O Grupo Lobo expressa aqui o seu agradecimento pela ajuda recebida e espera continuar a contar com o vosso apoio para que o CRLI continue a ter o seu importante papel na conservação do lobo no nosso país.
O nosso sincero e enorme bem-haja a todos”


Quando a campanha foi lançada, em 2012, o objectivo era reunir 250.000 dólares, o que possibilitaria comprar os 17 hectares de terreno onde o CRLI estava localizado, em Mafra, e assim evitar o encerramento das instalações e o “despejo” dos animais que lá habitavam.

Esta campanha encerrou em Setembro de 2012, tendo obtido um sucesso absoluto conseguindo angariar valor mais elevado a nível mundial para uma campanha relativa a uma causa animal. Desta forma foi possível angariar 71.300 dólares através do sítio web e mais alguns milhares de euros por outras vias que, embora longe do objetivo definido, permitiram ao GL negociar com os proprietários do terreno um pagamento faseado, assegurando duas prestações anuais.

O GL continuou a campanha para juntar o restante que faltava para comprar os terrenos do CRLI. As campanhas lançadas incluíram a criação de uma linha de telefónica solidária e a parceria com diferentes instituições que organizaram eventos (como o concerto “O Lobo no Bosque Encantado” e a exposição de fotografia “Génesis”) cujo lucro de bilheteira reverteu para a iniciativa de salvamento do CRLI.

Estas ações permitiram pagar as prestações seguintes da compra do terreno do centro, ficando a faltar cerca de 55.000 euros, o que motivou o lançamento de uma segunda campanha de financiamento coletivo através do Naturfunding com um apelo a um “último esforço” para atingir objetivo definido em 2012.

Esta segunda ação de angariação online, que terminou em julho passado, permitiu angariar 47.850 dólares adicionais. Desta forma o CRLI pode dar continuidade à sua missão de acolher lobos inaptos para viverem no seu ambiente selvagem. Este é um local de excelência para a conservação do Lobo-Ibérico, o último grande predador da fauna portuguesa.

Fontes: http://naturlink.sapo.pt; https://www.indiegogo.com; http://lobo.fc.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário