quinta-feira, 30 de abril de 2015

A maior migração do mundo.

 
Existem poucos episódios na natureza tão espectaculares como a migração de animais em massa. Para os seres humanos, milhares de borboletas monarca aninhando-se nas árvores ou dezenas de gnus correndo pelas planícies africanas são imagens belas e impressionantes. Para os animais, essas migrações são cruciais para a sobrevivência de suas espécies.

Neste documentário é apresentada a maior migração de animais no Mundo. Para isso teremos de viajar, e o nosso destino é o famoso Serengeti, onde acontece a maior migração animal do mundo, quando milhões de gnus fazem uma longa viagem da Tanzânia para o Quênia. É uma viagem ao desconhecido com uma distância de 1000 kms, realizada por cerca de 1,5 milhões gnus que cruzam a vastas planícies do Serengeti. Como a grande migração rumo ao norte da Tanzânia através do Serengeti National Park, e, finalmente, a leste em Masai Mara do Quênia em busca de pastos mais verdes, a viagem não é feita sem sacrifício. 

O Wildebeest está em sintonia com as estações e sua dependência de água, e viajam até 30 quilómetros de distância quando as tempestades se ouvem. Caçado continuamente ao longo da peregrinação de oito meses, a melhor época para ver o clímax dramático da grande migração de gnus está entre junho a agosto, quando eles cruzam o desafio final em sua jornada: o rio Grumeti. Alguns gnus atravessam a manopla Grumeti em águas rasas, enquanto outros inconscientemente o fazem em seções mais profundas onde por vezes se tornam presas fáceis para os crocodilos e outros predadores. Felizmente não fazem grande devastação, desde que os crocodilos apanhem uma presa de cada vez o resto pode fazer a travessia descansadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário