quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Veado com dentes de vampiro avistado pela primeira vez em 50 anos

Uma espécie rara de veado-almiscarado, ou veado com dentes de vampiro, foi visto pela primeira vez em 50 anos no nordeste do Afeganistão. Segundo a Wildlife Conservation Society (WCS), uma equipa de investigadores confirmou ter visto o animal, nesta região, em cinco ocasiões diferentes.


Esta espécie de veado está em vias de extinção e é conhecida por veado almiscarado de Caxemira (Moschus cupreus), nativa dos Himalaias, região do norte da Índia, região de Caxemira no Paquistão, e norte do Afeganistão. Só o macho apresenta os dentes longos e pontiagudos, que usam durante a época de acasalmento para competir para conquistar as fêmeas.

Esta descoberta acava por ser uma boa notícia uma vez que esta espécie de veados foi avistada pela última vez na Holanda em 1948,  Na verdade, os investigadores acreditam que ela ainda habite esta região embora seja praticamente impossível deteta-lo.

O animal tem sido caçado até à exaustão, devido à sua carne e dentes gigantes que, tal como noutros casos, são vistos por muitos como tendo propriedades medicinais. “Os veados-almiscarados são um dos tesouros-vivos do Afeganistão”, explicou Peter Zahler, director-adjunto da WCS na Ásia. “Esta espécie rara, tal como o leopardo-das-neves, é a herança natural de uma nação em sofrimento. Esperemos que as condições estabilizem e nos permitam avaliar as necessidades de conservação da espécie”, concluiu.

De facto a situação política local de três décadas de guerra que devastaram a província de Nurista tornam mais difícil a preservação desta espécie, Paralelamente, a espécie tem vindo a perder condições no seu habitat natural. Estudos geológicos recentes mostram que a zona já perdeu cerca de metade das suas florestas montanhosas desde a década de 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário