quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quem faz mais barulho no reino animal?



Qual foi o som mais ensurdecedor que já ouviu?
- um concerto de heavy metal
- a descolagem de um avião
- o trafego automóvel numa hora de ponta

Todos esses barulhos parecem sussurros se comparados a alguns sons que os animais são capazes de produzir.

Para ter uma ideia: a média do que o som atinge num concerto de musica rock é de 100 decibéis, um avião a jato pode alcançar os 160 decibéis perto das turbinas, e a poluição sonora nas cidades atinge os 80 decibéis. Enquanto que a baleia azul, com um só grito, vai aos 188 decibéis. De facto na natureza existem animais capazes de emitir sons ensurdecedores. Conheça top 10 dos animais mais barulhentos.

1 – A Baleia azul é o animal mais barulhento em relação a seu tamanho. A intensidade do barulho pode chegar a 188 decibéis e atingir uma distância de 800 km. Esse tipo de baleia vive em todos os oceanos.


2 – O Macaco Bugio também é extremamente barulhento, podendo atingir 130 decibéis em uma distância de 4 km. Esse é, certamente, um dos rugidos mais altos produzidos por animais terrestres. O seu hábitat é a América Central e América do Sul.

3 – Um percevejo aquático chamado Micronecta Scholtzi é o novo membro dos recordistas de barulho no mundo animal. Este inseto tem apenas 2 milímetros de comprimento e produz um som de até 99,2 decibéis.

4 – A Rã-touro também é rainha do barulho, com um som que chega a intensidade de até 90 decibéis e atinge a distância de 800 m. O nome touro vem da semelhança com o barulho emitido.

5 – A Foca-elefante-do-norte chega a 100 decibéis e seu ruído atinge uma distância de até 7 km.


6 – Os Elefantes africanos e asiáticos também se destacam no quesito barulho. A intensidade do som varia de 90 a 103 decibéis e pode atingir uma distância de mais de 10 km.

7 – Os crocodilos americanos, apesar de não apresentarem cordas vocais, produzem um som profundo na garganta. Eles podem atingir 90 decibéis para atrair as fêmeas.

8 – A Hiena produz um ruído que chega a intensidade de 70 decibéis e atinge cerca de 13 km.

9 – O Leão também está na lista dos mais barulhentos. O rei da floresta emite um som que pode atingir a intensidade de 114 decibéis, capazes de ecoar a uma distância de 8 km.

10 – O último componente desta lista é inusitado. O Camarão-de-estalo produz um som potente no fundo do mar. Ele é o único a produzir um efeito chamado sonoluminescência.



E qual é a razão para tanto escândalo no reino animal? São várias as explicações desde a tentativa de uma baleia macho atrair uma fêmea, até um simples cumprimento entre elefantes. Além disso, o que pode dar novos contornos ou potenciar o volume do som desses bichos é o meio pelo qual eles transmitem sua mensagem, que pode ser a água, o ar e até a terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário