terça-feira, 21 de outubro de 2014

Gatinha ajuda na terapia de menina autista



Iris Grace é uma criança com cinco anos de Leicestershire, Inglaterra, em 2011 foi-lhe diagnosticado autismo. A partir dessa altura, os pais de Iris têm tentado ajudar a filha a desenvolver as suas capacidades cognitivas e a aproveitar a vida ao máximo. Uma das principais descobertas dos pais de Iris foi a grande amizade que a menina desenvolveu com a sua gata, Thula.

Na maior parte dos casos as crianças autistas têm certa dificuldade para comunicar e para socializar, preferindo, na maioria das vezes estar sozinhas. Com o objectivo de ter uma vida melhor, a menina conta com a ajuda da gatinha Thula sua amiga fiel.

Segundo a mãe da menina, já tinham tentado terapia com cavalos, e até chegaram a ter um cãozinho, mas foi a gata Thula,  com pouco mais de 1 ano de idade, que conseguiu a confiança da menina incentivando- acompanhando Iris durante as suas atividades diárias como a da pintura e passeios e banho. Ainda segundo a mãe “A Thula diminuiu a ansiedade da Iris e mantem-na calma. Igualmente, ela encoraja a Iris a ser mais social e a desenvolver a fala”, 


Não é de hoje que os estudos demostram que os seres humanos que convivem com  animais são pessoas mais felizes e mais confiantes. E no mundo atual onde muitos animais domesticados, como os cães e os gatos vivem nas ruas ou em abrigos de animais a espera de um lar onde possam ser amados, respeitados e ainda serem parte fundamental na vida de seus tratadores é uma das ferramentas para o desenvolvimento de um mundo melhor para todos os seres.

Entretanto a amizade deve fluir naturalmente entre seres humanos e animais. Muitas pessoas que nunca conviveram com gatos, encontram neles um carinho nunca previsto, enquanto que outros podem precisar da ajuda de um cão para incentiva-los a algumas caminhadas.

Fonte: Hypeness, Dodo. E GreenSavers 

Leia também  http://animaiscompanhias.blogspot.pt/search/label/C%C3%A3es

Sem comentários:

Enviar um comentário