quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cuidados a ter antes de adotar um animal



Um animal de estimação alegra uma casa, faz companhia e deixa qualquer criança encantada. Mas, trata-se de um ser vivo, que precisa de muitos cuidados, pode adoecer, gosta de companhia, exige alguns gastos. Por isso a adoção de uma animal deve sobretudo ser resultado de uma reflexão consciente sobre a capacidade real de cada um em satisfazer as necessidades primárias de que um animal precisa. Assim, nunca se deve adotar um animal por impulso ou simplesmente para satisfazer um desejo primário ou inconsciente, mas sim pelo facto de reunir as condições mínimas essenciais ao bem-estar do animal e a vontade unânime de acolher um ser vivo proporcionando-lhe um estilo de vida próprio e ajustado aos seus instintos mais primitivos. Por outro lado, a adoção de um animal por vaidade (ou porque uma determinada raça está mais na moda), não é a opção mais adequada.

Antes de adotar um animal de estimação há vários aspectos que deverá ter em consideração:
  • Considere que seu tempo médio de vida um animal é de 12 anos. Questione a sua família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
  • Adote animais de canis municipais, evite comprar por impulso.
  • Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho,  peculiaridades, temperamento e espaço físico.
  • Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais deixe-o solto na rua. Para os cães, os passeios são fundamentais, mas sempre com coleira ou guia e conduzido por quem possa contê-lo. 
  • Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
  • Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambienta adequado a ele.
  • Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas sempre respeitando suas características.
  • Recolha os dejetos, e coloque –os em local apropriado. Zele pela limpeza de sua cidade e pela saúde das pessoas.
  • Identifique o animal com uma coleira se possível com um número de telefone para contacto em caso de este se perder. No entanto este método poderá não ser totalmente seguro por isso é recomendável uma identificação permanente (microchip). O microchip para cães e gatos é uma forma popular e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específica
  • Evite as crias não planeadas. Castre tanto machos quanto fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
  • Se você vive em apartamento, deve ter um animal de pequeno porte e se certificar de que o condomínio permite a presença de seres de quatro patas no prédio. E deve ser preocupar em educá-lo, para que não incomode os vizinhos
  • Quem passa várias horas do dia fora de casa deve considerar ter um gato, que, como todos os felinos, dorme muitas horas e é mais auto-suficiente do que o cachorro, apesar de tão afetivo quanto, se tratado com respeito e carinho. Além disso, é recomendável ter mais do que um bicho, pois eles são sociáveis e se fazem companhia



Ter também em consideração que os animais selvagens, tais como papagaios, araras, tucanos, répteis, tartarugas, entre outros animais, não devem ser comprados para criar em casa. Eles são selvagens, devem viver em seu habitat ou cuidados por especialistas, com autorização do órgão ambiental responsável. Além da crueldade de tirá-los da natureza, eles exigiriam cuidados e ambientes especiais para sobreviver. Seu comércio sem autorização é crime punido por lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário