segunda-feira, 20 de junho de 2016

Os esquilos são os animais que mais plantam árvores



Os esquilos são animais roedores típicos das áreas tropicais e temperadas. Mas o que poucos sabem é que eles são os animais que semeiam mais árvores no mundo, de uma forma um tanto surreal. Estes roedores alimentam-se sobretudo de grãos e sementes, muitas das vezes acabam por os enterrar, esquecendo-se onde os deixaram, na maior parte das vezes, por isso sem querer estão a semear árvores. 

Os esquilos pertencem à ordem Rodentia, da família dos esciúridos. Trata-se de uma espécie antiga, foram encontrados restos fosseis entre os 20 e os 30 milhões de anos de idade. Hoje em dia, os esquilos habitam quase em todo o mundo. São roedores mamíferos que se subdividem em mais de quinhentas espécies. Vale ressaltar o chamado esquilo voador que, diferentemente da maioria dos esquilos, tem hábito noturno, visão, audição e bom olfato. 

O tamanho deste animal é variável, o mais pequeno é o esquilo pigmeu africano, que mede 13 cm de comprimento. Os maiores são os esquilos gigantes da Ásia, o seu comprimento pode chegar a 90 cm. Este animal pode ser encontrado em todo o mundo, Normalmente vivem em bosques de coníferas e caducifólias (plantas que em determinada época do ano perdem suas folhas). Embora existam espécies que podem ser encontradas no deserto ou na taiga. Para viverem nestes lugares, os esquilos passaram por adaptações e desenvolveram estratégias que lhes permitem suportar as temperaturas extremas que caracterizam estas regiões

Trata-se de um animal de hábitos diurnos e desloca –se com uma incrível agilidade pelas copas das árvores, bem coma a subir e descer pelos troncos. 

Os esquilos têm uma cauda peluda que eles usam para comunicar, que serve para sinalizar a presença de predadores, bem como afasta possíveis adversários à espreita. A cauda serve também como estrutura de equilíbrio para os saltos que os esquilos dão de um galho para outro e, no caso, dos esquilos voadores, são um tipo de amortecedores nos voos. Possuem dois grandes dentes frontais, sua alimentação é baseada em frutas, flores, nozes, pequenos insetos e sementes diversificadas. Os alimentos são armazenados nos seus ninhos para se nutrirem durante o inverno e são carregadas de um lugar para outro por meio de duas grandes bolsas que os esquilos têm no focinho.

Os ninhos construídos pelos esquilos são marcados pelos machos e usados pelas fêmeas para darem luz às crias, para descansar, como esconderijo ou para guardar alimentos. Estão sempre em lugares com presença abundante de água, pois, eles não hibernam, mantendo sua atividade durante todo o ano, precisando do líquido para sobreviver. Em épocas mais frias ou de calor muito intenso, sua atividade é reduzida, de modo que se escondem em seus ninhos. Nas primeiras horas matutinas e da tarde, os esquilos estão mais ativos, geralmente. 

O esquilo desenvolve sua máxima atividade na época da reprodução, quando faz verdadeira caçada às fêmeas no topo das árvores. Os principais períodos de reprodução ocorrem durante a primavera e no início do verão. Depois de 28 dias de gestação, nascem 4 ou 5 filhotes (no máximo 7) duas vezes por ano. Os filhotes nascem cegos e sem pêlos. As fêmeas constroem mais de um ninho, assim, se forem incomodadas, podem levar suas crias para outro lugar. Estes animais têm uma esperança média de vida que pode ir de 8 a 12 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário