segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Costa Rica anuncia que vai fechar todos os zoológicos e libertar os animais.



O Governo da Costa Rica anunciou recentemente que irá fechar todos os Jardins Zoológicos e libertar os animais em cativeiro, tornando-se no primeiro país do mundo a anunciar uma medida deste género. Este país para além dos cuidados que tem com a natureza, é também uma referência na produção e consumo de energias alternativas e, torna-se agora um exemplo ao implementar esta medida. 

A Costa Rica possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas no mundo. Apesar da decisão do governo, apoiada pelo parlamento, os contratos com os parques e zoológicos têm, ainda, mais uma década de funcionamento garantido. Após este período, segundo autoridades do país, todas as instalações será imediato 

O movimento conservacionista Treehugger, na sua web página, informa que o país, que recentemente proibiu também a caça desportiva, procurará durante a próxima década, em diferentes lugares do mundo, o habitat mais natural possível para os animais que ainda estiverem em cativeiro. A motivação principal para o ato humanitário é "transmitir ao mundo que o país respeita e cuida dos animais selvagens".

O ministro costa-riquenho do Meio Ambiente, René Castro afirmou que a Costa Rica está a conseguir "desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural".
- Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los - afirmou Castro.

A iniciativa também dedicará atenção especial a "todos os tipos de animais que estejam em cativeiro e que não tenham condições de sobreviver, sozinhos, em um ambiente natural". Nesses casos, os animais serão atendidos em instalações próprias para resgate e refúgio da vida selvagem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário