quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Rainha do Marfim presa na Tanzânia por tráfico de 706 presas de elefantes



Yang Feng Glan, também conhecida como “Ivory Queen” (“rainha do marfim”), foi detida na Tanzânia, acusada de traficar pelo menos 706 presas de elefante, no valor aproximado de 2,2 milhões de euros, da África Oriental para a China, segundo noticia o jornal The Guardian.

A mulher de 66 anos de idade era responsável por uma cadeia de abastecimento de marfim para a china. Esta prática já decorria há cerca de 14 anos. Sendo que ela estava a ser seguida já há cerca de um, por uma unidade de investigação de crimes transnacionais da Tanzânia que, a 28 de Setembro, a deteve em Dar es Salaam e acabou por ouvir da sua boca a confissão. Sem direito a fiança, Yang Feng Glan enfrenta uma pena que poderá chegar aos 30 anos de prisão.

Yang Feng Lan, que foi detida quando regressou à Tanzânia depois de se ter mudado para o Uganda, terá sido o elo de ligação entre os principais grupos de caçadores furtivos na Tanzânia e os compradores chineses de marfim ilegal entre 2000 e 2014, embora se desconfie que possa ter iniciado a atividade criminosa na década anterior.

Segundo o The Guardian, a população de elefantes da Tanzânia sofreu um alarmante declínio de 60% entre 2009 e 2014 devido à caça furtiva que alimenta o comércio ilegal de marfim que tem como destino o Oriente, com o governo do país a ser acusado de ignorar deliberadamente o envolvimento de membros influentes da comunidade chinesa no país.

Esta detenção foi um marco significativo no comércio ilegal de marfim, pois acredita-se que Glan seja a traficante de marfim mais ativa na Tanzânia, que tenha sido capturada num período de 10 anos. “Até que enfim uma traficante de alto perfil está presa. 

Esperamos que ela possa levar a que outros grandes traficantes e funcionários públicos corruptos [o sejam]. Precisamos de colocar um fim ao tempo dos intocáveis, se quisermos salvar os elefantes” explicou a co-fundadora e porta-voz da Elephant Action League, Andrea Costa, referindo-se a Yang Feng Glan.

Apesar de nada reparar a perda das vidas de todos aqueles belos animais que foram vítimas da indústria de Glan, pelo menos parece que estar ser feita justiça por eles.


Sem comentários:

Enviar um comentário