terça-feira, 14 de julho de 2015

Maneiras incríveis como os cães podem ajudar os humanos.



Desde sua domesticação, os cães e os seres humanos têm estabelecido uma parceria de trabalho eficaz. Os cães têm ajudado os seres humanos em tantas tarefas que, ao longo do tempo, têm se tornado mais do que um simples auxílio. Vemos os cães como parceiros de homens em corajosas missões de resgate, proezas de busca e salvamento, avalanches, escombros ou resgates marítimos. Para além destas habilidades, muitos cães são um precioso auxilio na vida do seu tutor como por exemplo os cães guias que ajudam pessoas cegas. O melhor amigo do homem possui vários tipos de talentos podendo transformar completamente a vida das pessoas. Aqui estão alguns trabalhos inesperados e originais de alguns cães.  

Cães de serviço auditivos 
Um cão de audição é um cão de serviço médico que é treinado para alertar surdos ou pessoas com problemas auditivos. Estes cães são sensíveis a uma variedade de sons que podem incluir alarmes campainhas, temporizadores de forno, alarme de fumo, um bebé a chorar ou até mesmo o som do nome próprio de uma pessoa. Ao ouvir esse som, o cão está treinado para tocar o dono e levá-la para a origem do som.

Cães audiência pública 
Um cão audiência pública é aquele que é treinado para acompanhar o seu parceiro em locais públicos e ajudá-la a ter consciência dos sons ambientais. Como o cão reage aos sons em seu redor, o indivíduo surdo é capaz de prestar atenção às suas reações e linguagem corporal e olhar na direção de sons que chamam a atenção do cão. Nem todos os cães auditivos recebem a formação que os prepara para a assistência pública, que geralmente inclui como ser bem-comportado e sensível às necessidades do indivíduo surdo em público.

Cães de serviço para pessoas com autismo
No caso de crianças com Autismo os benefícios da terapia e convívio com cães são altíssimos, e vão desde a melhoria do desenvolvimento psicomotor, linguagem, comunicação não-verbal, aumento dos níveis de auto-estima e competência social. Alguns estudos realizados com crianças, observou-se, que as que eram acompanhadas na terapia por cães, demonstravam menos comportamentos agressivos e de stress, sendo também mais sociáveis
Além disso, a terapia com ajuda de animais trás também outros benefícios tais com como: aumento do contato visual, aumento de condutas afetivas, sorrisos, diminuição de condutas negativas como condutas auto agressivas e auto estimulatórias, agressões verbais, agressões físicas ao terapeuta e a objetos e diminuição do isolamento.

Cães de serviço para doente com Epilepsia
Não se sabe muito bem como os cães podem perceber que uma crise está prestes a ocorrer, mas existem três teorias: na primeira hipótese, pode haver micro expressões que o cão entende que precedem um ataque, ou pode haver um cheiro especial ao qual o cão é sensível e, finalmente, pode ser que o cão senta perturbações no campo elétrico que são causados por um ataque.
Por outro lado vale a pena destacar que pessoas que têm o cão de alerta às vezes passam a ter menos ataques, com efeitos mais atenuados, graças à segurança que o cachorro proporciona. Alguns pacientes dizem que ficam mais releixadas com a presença do cão.

Cães de serviço de alerta a alergias
Os cães de serviço de alerta a alergias tem uma especial importância na vida de adultos e crianças por todo mundo. Estes cães são treinados para detectar substâncias que causem alergias e consequentemente podem alertar os seus donos para as evitarem.

Cães de busca e salvamento
Os cães de busca e salvamentos são utilizados em todo o mundo para procurar e resgatar pessoas perdidas e em situações de risco e muitas vezes esse socorro acontece em situações ou condições em que o homem não pode chegar, como fogo, neve, estruturas derrubadas, avalanches de terra e barro, e busca em água.

Todas as raças podem ter aptidão para fazer busca e salvamento de pessoas, porém algumas raças desempenham naturalmente essa função. As raças com melhores aptidões são os cães da Caça Labrador, Border Collies, São Bernardo e Pastor Alemão, além dos cachorros mestiços, ou sem raças definida, que são naturalmente predispostos a essa nobre função, em virtude dos seus temperamentos obedientes, vigorosos e enérgicos, além de dóceis e sociáveis.

Os cães de busca e salvamento além de atuarem como policiais junto ao Corpo de Bombeiros onde são responsáveis pelo resgate de muitas pessoas e crianças em incêndios, utilizam também a sua inteligência, sensibilidade e habilidade para encontrar pessoas que se perdem e muitas vezes colocam suas vidas em risco, como alpinistas, pessoas que se perdem em lugares como florestas, matagais ou parques, pessoas que se perdem por situações diversas como pacientes como de Alzheimer, ou com alguma deficiência mental, ou idosos.

Os cães  de busca e salvamento também são bravos e preciosos auxiliares em avalanches, queda de avião, incêndios, terremotos, explosões, soterramentos em minas, outros desastres naturais ou provocados pelo homem. Os cães possuem um faro extraordinário, uma sensibilidade e olfato milhões de vezes superior aos humanos, o que permite que eles farejem e definam cheiros com muita precisão, além de uma audição e uma visão privilegiada, o que torna o cachorro um animal com uma percepção muito avançada do mundo em volta dele, soma-se a isso o espírito alerta e um comportamento destemido.

Cão-guia
Cães-guia são treinados para ajudar a dar uma maior mobilidade e independência às pessoas cegas ou com graves problemas de visão. Eles alertam sobre obstáculos como galhos de árvore, desníveis no piso, escadas, e todo o tipo de obstáculos na rua. Um cão-guia deverá ser esperto, forte e ter um temperamento equilibrado. As raças mais usadas como cães-guia são Labrador Retriever, Golden Retriever e Pastor Alemão. Mas o Labrador é o preferido no mundo inteiro.




Cão de alerta para diabéticos 
Cães de alerta para diabéticos são treinados para detectar a queda do nível de açúcar no sangue, através do faro. Eles são usados principalmente para pessoas que têm diabetes tipo 1, que não conseguem perceber que o nível de açúcar no sangue está a cair até que esteja baixo demais e se torne perigoso. Os cães treinados alertam seus tutores quando isso acontece e até trazem objetos, como uma garrafa de sumo de laranja ou medicamentos. As raças mais utilizadas são  Labrador RetrieverGolden Retriever, Pastor-de-Shetland, Poodle, Corgi e Pastor Australiano.

Cão Terapeuta
Os cães terapeutas trazem benefícios para a saúde física, mental e emocional de pacientes em hospitais e lares de idosos. Eles ajudam pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem, com dificuldades em se socializar e idosos.

Cão de serviço psiquiátrico 
Apesar de exercer funções similares, o cão de serviço psiquiátrico é diferente do cão terapeuta. O cão de serviço psiquiátrico dá assistência para pessoas que sofrem com ataques de pânico, estresse pós-traumático, depressão ou autismo.

Cão de serviço de mobilidade 
Os cães de serviço de mobilidade são importantes para pessoas com mobilidade reduzida. Eles são treinados para pegar em objetos, acender ou apagar luzes, abrir gavetas e armários, e até mesmo, ajudar seu tutor a vestir -se.

Cão de Serviço militar
Os cães de serviço militar oferecem aos soldados aposentados uma sensação de independência e bem-estar. Mas não confundir com cachorros de trabalho militar, que trabalham na guerra ou em missões. O cão de serviço militar ajuda os soldados, que regressam a casa, para ultrapassar o stresse pós-traumático ou incapacidades motoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário