terça-feira, 4 de novembro de 2014

Nepal acelera processo para proteger Leopardo-das-neves



Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, e Himalaia.  Está espécie de leopardo é ainda pouco conhecida uma vez que este animal raramente é avistado pelos humanos, talvez devido a ser bastante solitário.



Atualmente existem menos de 7.000 leopardos da neve espalhados por todo o planeta, dos quais 350-500 vivem no Nepal. Embora muitos desses gatos vivem na Área de Conservação Annapurna, um quase 3.000 quilômetros quadrados de área protegida, não estão imunes de conflitos com os humanos.

Com o objectivo de proteger esta espécie os residentes nepaleses próximos da reserva de Annapurna, empreenderam uma campanha para conservar o leopardo da neve. O principal motivo pela qual o leopardo está nesta situação de quase desaparecimento do planeta é o facto de serem predadores de rebanhos sobretudo de Chauri gai (cruzamento entre a vaca e o iaque). No entanto actualmente os habitantes estão construindo abrigos de protecção dos rebanhos, em vez de tomar vingança letal para os gatos, que são predadores por natureza. Existem também fundos para os agricultores que perderam animais para o leopardo e também para a edução e consciencialização das populações para este problema. 

Outra causa desta situação é a caça, devido a utilização da pele do leopardo na confecção de vestuário, embora em alguns países seja proibida. Nesta autentico jogo de corrida pela sobrevivência, o leopardo das neves leva uma vantagem sobre os demais, visto que o seu habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.



Fontes: The dodo e Climatologia e Geologia
 


Sem comentários:

Enviar um comentário