quarta-feira, 23 de abril de 2014

Amber, a cadela maravilha que atende o telefone, trata da roupa e faz a cama


Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Embora esta afirmação popular possa ser questionável, já que existem outras espécies de animais capazes de formar laços de amizade com os humanos tal como os cães, Amber, uma cadela cruzada de labrador com golden retriever, é o exemplo de que os cães podem ser mesmo fiéis e dedicados aos donos.

A dona de Amber, Helen Bree, nasceu com paralisia cerebral e, mais tarde, foi diagnosticada com esclerose múltipla progressiva. Há dois anos a doença obrigou Helen a deixar o emprego de quase 30 anos e a independência que conquistou foi-se desvanecendo. Porém, aos 57 anos, Helen conheceu Amber que veio revolucionar a sua vida. “Ela foi a melhor coisa que me aconteceu em anos e não sei o que faria sem ela”, explica Helen Bree.

Amber tornou-se o braço direito de Helen, ajudando-a nas tarefas diárias mais simples: desde ajuda-la a vestir-se de manhã a descalçar os sapatos à noite. “A meu pedido, a Amber vai à casa de banho e traz a minha camisa de noite, ajuda-me a levantar as pernas ao ir para a cama com o focinho”, afirma Helen. “Ela aprendeu a cobrir-me, a trazer-me o telefone e está a aprender a tirar a roupa suja do cesto e a ajudar-me a pô-la na máquina”.

Esta labradora cruzada de golden retriever está com Helen há um ano e desde então apenas estiveram separadas dois dias. Embora tenha nascido com paralisa cerebral, Helen Bree sempre conseguiu levar uma vida normal: andou numa escola normal e trabalhou mais tarde na área da saúde e segurança. Mas em 2006, a saúde começou a piorar e passados dois anos viu-se obrigada a utilizar uma cadeira de rodas. “Tive de me reformar em 2010 por causa da fatiga, da dificuldade em movimentar-me e do avanço da doença”, explica Helen.

Tal como os cães-guia, que são treinados para ajudar os cegos, existem já programas de treino para cães que no futuro irão ajudar pessoas com mobilidade reduzida. Helen conseguiu Amber através da Canine Partners, uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas com incapacidades a ter uma melhor qualidade de vida com a ajuda de cães especialmente treinados para os assistir nas tarefas diárias básicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário