terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Lince Ibérico à venda no OLX? Sim é possível e aconteceu em Portugal



 Imagem relacionada
Muito pouco provável mas aconteceu, um Lince Ibérico esteve à venda no OLX durante algumas horas por 1.500 euros, negociáveis. Este caso insólito está a ser investigado pelo Ministério Público que irá tentar averiguar como foi possível a venda deste animal em vias de extinção.

No anúncio foi referido que o animal em vias de extinção tinha sido capturado na zona de Alcoutim, no Algarve, através de uma armadilha para raposas e ainda era descrito que a venda era “urgente”. No texto do colocado no OLX podia ler-se “o animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso” e que a venda era necessária porque “não podia ser apanhado com ele em casa e o lince-ibérico já teria atacado o filho “inúmeras vezes”. 

A Lusa questionou o ICNF sobre o caso, por ser o organismo do Ministério do Ambiente que coordena em Portugal o programa ibérico de conservação, reprodução e libertação na natureza desta espécie em risco de extinção, e o Instituto respondeu que "o caso se encontra em tramitação junto do Ministério Público". 
A investigação ao estranho caso deverá agora avançar para um pedido formal ao olx pelos dados da pessoa que colocou o anúncio nesta plataforma online. Desta forma, os investigadores esperam ser possível identificar o anunciante graças ao seu IP, uma espécie de bilhete de identidade virtual.

Uma fonte policial disse à Lusa, no entanto, que a fotografia que acompanhava o anúncio foi retirada de uma reportagem televisiva e pôs-se a hipótese de o autor do anúncio nem ter o animal para vender. 

"Mas sabe-se que desapareceu um lince em agosto na zona de Alcoutim e em setembro foi encontrada uma coleira, que pode pertencer a esse animal e foi entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para determinar a quem pertencia. Isto já permite também pensar que o animal possa mesmo ter sido capturado e posto à venda", afirmou a mesma fonte. 
Há alguns anos registou-se situação semelhante em Espanha, mas desta vez o anúncio dizia respeito a um lince-ibérico embalsamado. No anúncio em questão, a “uma taxidermia perfeita” do animal era muito elogiada pelo vendedor.
Fontes: DN e GreenSavers

Sem comentários:

Enviar um comentário